5 dicas para alimentação saudável nas festas de fim de ano

alimentação saudável O fim de ano já está aí e todo mundo começa a fazer vários planos para curtir as festividades. Esse período é o mais esperado, também, pelos pratos deliciosos que lotam as mesas e os buffets das festas. No entanto, muita gente não pensa nas consequências dos abusos gastronômicos.

Sendo assim, confira aqui algumas dicas para você aproveitar as festas de fim de ano com cautela, mas sem deixar de experimentar todas as delícias, é claro. É importante, antes de tudo, lembrar que nada é proibido, mas a dosagem é quem vai determinar o que é maléfico para a sua saúde ou não.

A oferta de pratos salgados e doces enche os olhos de qualquer pessoa, seja ela uma comilona ou até mesmo quem passa um ano inteiro fazendo dietas rígidas. Tais festividades são marcadas pela fartura e a primeira procura é pelas carnes. Comecemos por elas, então:

  • As aves (chester e peru) são sempre a melhor escolha para o cardápio por serem bem mais saudáveis que a carne suína ou bovina. Contudo, vale ressaltar que consumir a pele não é recomendável pelo alto teor de gordura. Com isso, a orientação é retirá-la.
  • Cuidado com o álcool, todo cuidado é pouco. Dê preferência para os sucos naturais e, mesmo assim, não deixe de beber água pura.
  • Muita gente não abre mão da famosa maionese, então a recomendação é utilizar iogurte desnatado no lugar da própria maionese. Além disso, acrescente maçã e até mesmo a polêmica uva passa (se for de seu gosto).
  • Embora o cardápio seja de muita fartura, lembre-se de comer moderadamente e não colocar tudo que estiver à disposição, pois além de te fazer mal com uma possível indigestão, isso também mostra uma ligeira falta de educação.
  •  A oferta de frutas também é muito grande, então dê mais atenção a elas. Entretanto, sempre recordando que a moderação para tudo é a melhor dica.

 

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?