Cuidados após prótese de mama

prótese de mamaA cirurgia de prótese de mama está entre as campeãs de procedimentos estéticos realizados no país, perdendo apenas para a lipoaspiração, de acordo com dados publicados pela Folha de Pernambuco.

Além das mulheres, um dos públicos que mais investem neste procedimento é o das mulheres transexuais, mostrando assim o alcance e público variado que tal procedimento, acarreta.

Com tanta procura e tantas cirurgias de prótese de mama realizadas, cabe aqui uma indagação: será que todas as pessoas estão atentas aos cuidados pós-operatórios, necessários para que não haja nenhuma complicação?

Exames são necessários

Os exames de rotina na prevenção de tumores devem ser um dos cuidados a se tomar, após ter efetuado a aplicação da prótese de silicone.

Na verdade, o silicone não é um agente causador de tumores e câncer, o que ocorre é que lesões que porventura estejam localizadas na parte posterior da chamada mama densa, podem ter sua aparição inibida numa mamografia. No entanto, se trata de uma exceção à regra.

É importante, para que não se deixe dúvida após a cirurgia plástica de prótese de silicone, que procedimentos de ultrassom ou ressonância sejam agregados à mamografia, pois desta forma o diagnóstico sobe sua precisão para cerca de 98%.

Mulheres trans também devem ficar atentas

Embora não exista pesquisas sobre a incidência de câncer de mama em mulheres trans, é importante que elas também sejam submetidas a cuidados. Afinal, há o agravante de que muitas trans femininas façam reposição hormonal, o que por sua vez, desenvolve o tecido glandular.

Além destas questões levantadas acima, lembre-se que o pós-operatório requer repouso, o uso do sutiã adequado, indicado pelo médico cirurgião, evitar levantar os braços acima da cabeça, não se expor ao sol, evitar a prática física, jamais dormir sobre as próteses e não carregar peso.

Você fez esta cirurgia? Quais cuidados pós-prótese de mama você adotou? Quais foram os resultados? Conte para nós!

Pretende investir na aplicação de próteses mamárias? Fale com a equipe do Dr. Frederico Vasconcelos e marque agora mesmo uma consulta.

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?