Mitos sobre a gravidez e a amamentação na mudança dos seios

Há muitos mitos e equívocos sobre os seios durante a gravidez e amamentação. Para você não ter dúvidas sobre o que realmente é ou não verdade neste momento importante da sua vida, confira esta lista:

Mito: Você deve tratar dos mamilos durante a gravidez para que você não tenha mamilos doloridos quando você amamentar.

Fato: Muitas mulheres dizem que esfregar a toalha sobre seus seios já sensíveis durante a gravidez já é o suficiente. Nunca houve qualquer prova de que isso é eficaz. Quanto à causa de mamilos doloridos durante a amamentação, muitas vezes está relacionada ao mau posicionamento do bebê no peito.

Mito
: Quando você está grávida, você não deve permitir que o seu parceiro toque em seus seios durante o sexo.

Fato: Algumas mulheres têm mamilos muito doloridos durante a gravidez, até ao ponto que o uso de um sutiã já dói bastante. Outras simplesmente não notam qualquer mudança. O melhor conselho é: fazer o que você se sente bem, estando ciente de que seu seio pode mudar de mês a mês durante a gravidez.

Mito: Se você tem mamilos planos ou invertidos, você não pode amamentar.

Fato: Você pode fazer exercícios e até mesmo usar escudos de mama para ajudar a controlar os mamilos invertidos.

Mito: Se você tem seios grandes, você não pode amamentar.

Fato: Mulheres com seios grandes podem amamentar com sucesso. Embora, por vezes, há melhores posições para o bebê estar no peito.

Mito: Se você tem seios pequenos, você não vai produzir leite suficiente para amamentar.

Fato: O tamanho não importa quando se trata de amamentação. A quantidade de leite depende do bebe, não do tamanho da mama.

Mito: A amamentação faz seus seios sangrar.

Fato: Não, na verdade, é parcialmente hereditário e, principalmente, devido às alterações do tecido durante a gravidez, em oposição à amamentação.

Mito: Você não pode amamentar durante a gravidez.

Fato: Na verdade, você pode. O aleitamento materno é uma fonte em processo de demanda, você pode produzir leite suficiente para dois bebês (ou mais).

Mito: Você não será capaz de amamentar porque teve meus seios ampliados ou reduzidos.

Fato: Isso não é verdade. Muitas mulheres que fizeram cirurgia de mama amamentam com sucesso. Você deve conversar o seu médico ou cirurgião sobre o tipo de cirurgia que você teve e no que você precisa prestar atenção durante a amamentação.