Os riscos de uma cirurgia plástica

Optar por fazer uma cirurgia plástica é fácil. Atualmente há uma infinidade delas que podem melhora o bom humor e aumentar autoestima de uma pessoa. Contudo, antes se deve pensar nos riscos de uma cirurgia plástica, é importante se informar bastante e procurar um profissional de confiança. Toda cirurgia tem riscos, inclusive as plásticas. Não basta somente decidir passar por um procedimento cirúrgico sem ter informações suficientes sobre o que vai fazer, seus resultados e possíveis complicações. Em grande parte dos casos é necessário que o paciente passe por alguns exames. Se não estiver muito bem de saúde pode acontecer de ele não poder realizar o procedimento.

A escolha do cirurgião plástico

Para diminuir os riscos de uma cirurgia plástica, já que eles sempre existirão, a escolha de um cirurgião qualificado para exercer a função é essencial. Um simples implante de silicone pode virar um pesadelo, levando alguém até o óbito, como já aconteceu no Brasil. Obviamente, isto quase sempre acontece quando não são tomadas as precauções adequadas. Um profissional comprometido dificilmente cometerá erros tão graves. Quando tudo for feito de maneira correta, não há porque ficar preocupado com a realização de um procedimento destes. O profissional deve ter cursado medicina e ser especializado em cirurgia plástica. Também é importante que ele seja um membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). No Brasil, não é ilegal que uma pessoa que somente cursou medicina faça uma cirurgia plástica, porém não é a melhor escolha a ser feita.

Possíveis complicações

Diversas complicações podem ocorrer pela má escolha do médico cirurgião, pela falta de equipamentos no local da cirurgia e até por não seguir as orientações que forem passadas. Os riscos de uma cirurgia plástica, também dependerão de qual procedimento for realizado. Assim como o tempo de cicatrização é variável, algumas cirurgias possuem maiores riscos e outras menores. Entre as possíveis complicações, há o risco de infecção, reação alérgica, embolia pulmonar e o paciente pode até perder a sensibilidade na região operada.