31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665 /

Surpreenda-se

Cirurgia plástica segura. Marque sua consulta!
Home > Cirurgia Plástica > Prótese de glúteo (cirurgia do bumbum)

Prótese de glúteo (cirurgia do bumbum)

Prótese de glúteo (cirurgia do bumbum)

A prótese de glúteo ou cirurgia do bumbum é um procedimento indicado para pacientes que se sentem desconfortáveis com o tamanho pequeno de suas nádegas ou que, após o emagrecimento, perderam redução do volume das mesmas, sem que houvesse queda relevante.

PROCEDIMENTO

Neste procedimento, uma prótese de silicone é colocada dentro do músculo glúteo maior. Os tipos de próteses variam de acordo com as próprias nádegas do paciente: o perfil (forma) da prótese pode ser redondo ou anatômico, o envoltório pode ser texturizado ou liso e o conteúdo é de gel de silicone de alta coesividade.

A Cirurgia de Gluteoplastia

A cirurgia é realizada sob anestesia peridural ou geral, com uma pequena incisão no sulco existente entre as nádegas, criando um espaço entre o músculo glúteo máximo e o glúteo médio, local onde é introduzida a prótese de silicone.

O implante no glúteo é uma membrana de elastômero de silicone preenchida com gel de silicone na consistência e na resistência necessárias à região onde ele será implantado. As próteses usadas são diferentes das colocadas nas mamas em função da maior exposição a perigos. Elas são mais rígidas e espessas para evitar que haja qualquer vazamento.

Pré-operatório da Gluteoplastia

Após conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas, o paciente deverá fazer exames de rotina cerca de 10 dias antes da cirurgia, assim como uma avaliação clínico-cardiológica. Em alguns casos, podem ser solicitados alguns exames específicos.

Lembre-se das recomendações gerais para cirurgias plásticas. Nas duas semanas anteriores ao procedimento, não utilize medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico (AAS), anticoagulantes, corticoides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer. Não fume por 30 dias antes da operação. Não use cremes corporais a partir da véspera da cirurgia e não se depile ou raspe os pelos pubianos em casa. Fique em jejum de acordo com a recomendação médica ( normalmente dez horas antes da cirurgia). Comunicar ao cirurgião qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, assim como alergias. Guarde em casa objetos pessoais como joias e bijuterias e reporte qualquer outra recomendação que venha a ser pertinente. No dia da cirurgia, você deve acordar em jejum, tomar banho completo e chegar ao hospital 1 hora antes da cirurgia, com acompanhante.

Pós-operatório de Prótese de Glúteo

O tempo de internação é curto, de 24 a 48 horas, período em que o pós-operatório costuma ser mais doloroso. Para amenizar o desconforto, o paciente recebe analgésicos e anti-inflamatórios. A dor no local pode ser minimizada por analgésicos e a drenagem linfática para acelerar a recuperação é sempre recomendável. Outros cuidados devem ser tomados como higienização rigorosa do local; evitar sentar-se normalmente, preferindo ficar de bruços nos dois primeiros dias, usar almofada macia ou sentar-se de lado nesse período. O dreno só é retirado no segundo ou terceiro dia de pós-operatório. As complicações, apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula que é formada ao redor da prótese e problemas anestésicos.

O resultado se torna evidente logo nas 48 horas, sendo que durante os dois primeiros meses o inchaço comum ao procedimento irá diminuir e a cicatrização ficará completa. Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo da gluteoplastia de aumento se dá após seis meses, que é quando a cicatriz (que fica escondida na prega entre as nádegas) amadurece.

Dúvidas Frequentes de Gluteoplastia

Como é possível modelar os glúteos?

A lipoaspiração das regiões vizinhas à região glútea pode acentuar, dar mais visibilidade ao glúteo. Outra técnica é a lipoescultura. A gordura pode ser lipoaspirada de regiões vizinhas e enxertada na região glútea. Também há os implantes de silicone, técnica que vem sendo utilizada há alguns anos e que oferece excelentes resultados quando bem indicada.

Como é feita a cirurgia?

Existem próteses arredondadas e ovais, de vários tamanhos. Seu médico lhe indicará a melhor opção de acordo com seu perfil. A prótese é inserida dentro do músculo glúteo maior através de uma incisão (corte) entre os dois glúteos de aproximadamente 5 cm. Os implantes são “camuflados” nas fibras musculares. Após a cirurgia, o paciente deve ficar pelo menos um dia internado.


DR. FREDERICO VASCONCELOS // CIRURGIÃO PLÁSTICO
  • Formado em Medicina pela Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais - FCMMG - BH/MG.
  • Especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Biocor - Nova Lima Grande BH/MG.
  • Especialização em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José / Feluma-FCMMG - BH/MG.
  • Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.
  • Membro do Conselho Regional de Medicina de MG.
  • Membro do Conselho Regional do ES.
  • Membro do Corpo Clínico de Cirurgia Plástica do Hospital Materdei.
  • Membro da Equipe de Cirurgia Plastica do Hospital Villa da Serra.
cirurgia plástica cirurgia plastica