5 Cuidados que ajudam a evitar a queloide após cirurgia plástica
Queloide é o nome que se dá a determinado tipo de cicatriz que ocorre caso não se tenha tomado os devidos cuidados. Ela é caracterizada por ser de estrutura mais grossa e possuir uma espécie de alto relevo, sendo de cor avermelhada e provocando dor e coceira.
Os cuidados necessários para prevenir a ocorrência de queloide pós-cirurgia são indicados pelo cirurgião. Você sabe quais são? Veja a seguir 5 medidas que irão ajudar a evitar a queloide após sua cirurgia estética.
1- Incisões em regiões próximas aos ossos
Este é um cuidado que os cirurgiões levam em conta para evitar o queloide. Como nas regiões mais próximas dos ossos a pressão natural do corpo restringe a produção de colágeno, a incidência de queloide é minimizada e na maior parte das vezes, nula.
2- Exames pré-operatórios
Antes mesmo da cirurgia, é possível prever e evitar que o paciente desenvolva queloide. Isso se dá por meio de exames pré-operatórios, onde o cirurgião irá constatar se determinada pessoa tem pré-disposição ou não ao queloide.
3- Indicação de medicamentos
Mais uma vez, o papel do cirurgião é fundamental para que o paciente fique livre do queloide. Somente ele poderá indicar medicamentos efetivos e corretos para evitar a presença de queloide após a cirurgia plástica.
4- Cremes com corticoide
Dentre os produtos que o médico poderá receitar, um dos mais comuns são os cremes pós-operatórios, como aqueles que contem corticoide. Eles irão inibir a produção de colágeno na cicatriz, evitando a formação de queloide em pacientes que tenham a tendência de desenvolver a cicatriz.
5- Bandana elástica e fita de silicone
Também é comum que o médico recomende o uso de fita de silicone e bandana elástica, pois elas promovem o efeito de compressão da área operada, o que diminui tanto o fluxo sanguíneo quanto a produção do colágeno, responsável pela formação de queloide.
Dúvidas? Deixe um comentário que responderemos!