Outubro Rosa: um convite à prevenção do câncer de mama
Você notou um colorido especialmente rosado nas ruas durante a noite? A cor da iluminação nos principais prédios públicos e praças de Belo Horizonte tem um significado muito especial: chamar a atenção das mulheres para uma campanha internacional de prevenção ao câncer de mama. Esse, que já é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais comum entre as mulheres, causa, cada vez mais, um aumento da mortalidade feminina.
A ação preventiva acontece em várias cidades do Brasil e do mundo, onde diversos locais também são iluminados com a cor rosa, símbolo da luta contra a doença. Em BH, além da luz especial em pontos turísticos e prédios, foram também destinados dez caminhões equipados com mamógrafos que irão percorrer sete cidades mineiras, incluindo a capital, durante este mês para realizar exames gratuitos em mulheres. As interessadas em fazer o exame não precisam de pedido médico, basta apresentar documento com foto.
A mobilização da campanha é intensa e tem o objetivo principal de conscientizar quanto à importância de se realizar o exame preventivo.
Dicas de prevenção
O câncer de mama pode ser detectado pela mamografia e, se encontrado precocemente, a mulher chega a ter 100% de chance de cura com o tratamento
adequado. O exame deve ser realizado em mulheres de qualquer idade, mas a partir dos 40 deve ser obrigatório no mínimo uma vez por ano e, nesse caso, é oferecido gratuito pelo SUS. Ele também deve ser realizado por mulheres antes dos 40 com história de câncer de mama em parentes de primeiro grau.
A atual faixa de idade para a realização dos exames é uma novidade em Minas Gerais, que foi lançada junto com o Outubro Rosa, no dia 1º/10. Antes, as mamografias gratuitas eram realizadas a partir de 45 anos. Com a mudança, a mulher tem a chance de diagnosticar a doença de forma mais precoce e assim aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas.
Prevendo a realização de 120 mil exames durante a campanha, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visa diminuir a porcentagem de mulheres que nunca fizeram mamografia, que chega a 39%.
Autoexame
Além do exame, as mulheres também possuem outro recurso para prevenirem o câncer de mama, o autoexame, ele é necessário para detectar qualquer alteração na mama, por isso precisa ser realizado frequentemente. Você sabe como realizá-lo? Junte-se à campanha seguindo as orientações abaixo.
Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.
Deitada:
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
A T E N Ç Ã O: É importante procurar um serviço médico caso encontre alguma anormalidade: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!