Cirurgia plástica estética em adolescentes: quando realizar?
É necessário um olhar mais atento quando nos referimos à cirurgia plástica em adolescentes. Sabemos que já muitas questões envolvidas a respeito da aceitação, autoafirmação e em como determinadas características físicas podem atrapalhar o desenvolvimento emocional e social dos jovens.
Afinal de contas, é ou não saudável a realização de cirurgia plástica em adolescentes? Quando realizar? É sobre isso que iremos refletir a seguir, acompanhe!
Cirurgia plástica em adolescentes: não podemos generalizar
Sabemos que há casos e casos e que devemos fugir da generalização. A cirurgia plástica deve ser observada sob um viés positivo, afinal, ela é uma solução que vem de encontro aos anseios das pessoas, a corrigir imperfeições e promover a melhor da autoestima e da qualidade de vida.
O que devemos observar no tocante à adolescência é o fato de que é preciso analisar minuciosamente os fatores que motivam a intervenção estética e a questão da estrutura corporal, que, uma vez que ainda se encontre em transformação e crescimento, é de bom tom esperar até a “maturidade corpórea”.
Menor risco cirúrgico
Um fato positivo e pouco divulgado a respeito da cirurgia plástica em pessoas mais jovens é sobre os riscos cirúrgicos. Afinal, em linhas gerais, a juventude é o momento onde a pessoa está no ápice da sua saúde.
Nível de crescimento e maturação
Não há um padrão de idade que seja o correto ou o errado quando falamos em procedimentos cirúrgicos estéticos.
O que é necessário levar em conta para que a cirurgia plástica em um adolescente seja indicada ou não é seu nível de crescimento e maturação da estrutura corporal.
O diálogo franco entre médico cirurgião, pais e responsáveis, junto do adolescente, definirá de fato se a cirurgia plástica pode ser feita e qual o momento ideal para a sua realização.