Implantes mamários precisam ser substituídos?
Cirurgias de aumento de mama são frequentemente vistas como procedimentos únicos. Mas antes de escolher os implantes mamários é importante entender que o aumento do peito significa que você deve planejar uma nova cirurgia no futuro. Quase toda mulher que fizer a cirurgia acabará por substituí-los por uma razão ou outra.
Queremos mantê-lo informado sobre o que esperar quando você decidir fazer um aumento de mama com implantes – dessa forma, você poderá tomar as melhores decisões sobre os procedimentos cosméticos certos para você e seu corpo, tanto agora como no futuro. Acompanhe nesse post!
Implantes mamários mais antigo
Tecnicamente falando, os implantes não vêm com uma “data de validade” após o qual eles devem ser substituídos.
Na verdade, a maioria dos implantes mamários atuais vem com uma garantia vitalícia. As estatísticas mostram que quanto mais tempo você tem o mesmo conjunto de silicones, maior o risco de ruptura ou outras complicações.
O mesmo é verdadeiro para outros dispositivos médicos implantados, como joelhos artificiais e marca-passos.
A maioria dos cirurgiões plásticos recomendará a substituição de seus implantes somente se você tiver sintomas, mais comumente em torno de 15 a 20 anos após a cirurgia de aumento inicial.
Um implante rompido
A ruptura dos implantes mamários é algo que não acontece com frequência. Na maioria dos casos pode ser causada por acidentes onde existe um forte traumatismo no tórax, mas existem outras razões:
- lesões que ocorreram por causa de instrumentos cirúrgicos;
- uma manipulação excessiva durante a cirurgia;
- excesso de compressão durante a mamografia;
- traumatismos na mama ou forte pressão física;
- contratura capsular grave;
- empilhamento dos implantes;
- desgaste do implante.
Os implantes mamários de solução salina que se rompem desinflam com muita rapidez, em apenas um ou dois dias, a solução salina penetra no corpo e é absorvida sem causar problemas de saúde, mas, isso não significa que está tudo certo.
As próteses atuais têm um gel de silicone de alta coesividade o que retarda um pouco espalhamento desse silicone no espaço em que ele está inserido. Isso para dar tempo ao paciente de providenciar a troca, mas em poucos meses após a ruptura fatalmente esse silicone estará sendo absorvido pelo organismo.
Você deve verificar com seu cirurgião plástico se você sentir qualquer alteração em seus seios ao longo do tempo. Mamografias e até mesmo ressonância magnética não são 100% confiáveis na detecção de vazamentos ou rupturas.
A maneira 100% de encontrar uma ruptura é fazer uma cirurgia para verificar. Mesmo que um implante tenha uma ruptura, não é urgente fazer uma cirurgia para corrigí-lo. Normalmente, um cirurgião plástico recomendará uma revisão, mas não porque sua saúde está em risco. É importante que você tome o tempo necessário para tomar a decisão certa para suas preferências e longevidade ao escolher sua cirurgia de revisão.
Uma cirurgia de revisão
Quando se coloca uma prótese mamária, não significa que o peito não vá sofrer alterações ao longo da vida, nem que o implante que foi escolhido inicialmente seja aquilo que se pretende passados alguns anos.
Alguns fatores como a idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, gravidez e lactação, poderão provocar alterações ao resultado inicial da cirurgia.
Assim, embora o implante de aumento seja um procedimento muito gratificante para a maioria das mulheres, algumas mulheres e por diversos motivos, consideram que ainda podem melhorar a aparência dos seus seios.
Motivos para fazer revisão:
- não esteja satisfeita com o resultado estético;
- não tenha garantias da qualidade dos implantes;
- tenha uma contratura capsular;
- tenha implantes antigos;
- caso observe alguma modificação no aspeto, como por exemplo, o aparecimento de assimetria, mudanças na textura ou caso sinta algum tipo de dor na região.
A troca das próteses mamárias, hoje em dia, é recomendada nos casos de ruptura, deformidades morfológicas, encapsulamento severo, infeção ou desenvolvimento de doenças mamárias incompatíveis com a permanência das próteses no organismo. A troca das próteses está também indicada quando uma mulher pretende alterar o tamanho ou forma da mama.