Tem diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura? Ou é tudo a mesma coisa?
Desde já, as diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura são muito sutis. Não é à toa que as pessoas costumam confundir os dois procedimentos estéticos com frequência.
Porém, apesar de semelhantes, são intervenções cirúrgicas que possuem objetivos diferentes. Além da finalidade, a lipoaspiração e a lipoescultura também possui indicações e resultados distintos.
Nas próximas linhas você entenderá os detalhes e as diferenças entre um e outro. Confira!
Quais as diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura?
Inicialmente, a principal diferença entre uma lipoescultura e uma lipoaspiração é a utilização da gordura extraída. Ou seja, tanto uma técnica quanto a outra consiste na remoção de gordura localizada por cânulas finas de sucção.
No entanto, na lipoaspiração, o cirurgião plástico remove a gordura melhorando assim, o contorno corporal do paciente.
Enquanto isso, na lipoescultura, logo depois da extração, essa gordura é injetada de novo próprio paciente a fim de dar mais volumes a outras regiões do corpo, como por exemplo, coxas e glúteos. Além disso, o médico também pode aplicar a gordura no preenchimento de sulcos da face.
Logo, podemos dizer que a lipoaspiração é uma etapa da lipoescultura, já que a segunda é um pouco mais complexa que a primeira.
Leia mais: A gordura localizada pode retornar após o procedimento de lipoaspiração?
Lipoaspiração e lipoescultura: para quem cada uma é indicada?
Como você deve ter percebido ambos os procedimentos visam redefinir os contornos do corpo.
Assim, enquanto a lipoaspiração diminui o volume das áreas escolhidas, a lipoescultura promove a redução de algumas regiões e o aumento de outras com a técnica de enxerto de gordura.
Para efeito prático, isso significa que para tanto uma como a outra cirurgia exigem que as pessoas que atendam a requisitos comuns à sua realização. Conheça 5 desses requisitos:
- Não apresentar sobrepeso em excesso.
- Ter uma pele firme e com boa elasticidade.
- Fazer exercícios físicos.
- Manter uma alimentação balanceada.
- Apresentar resistência para eliminar gordura corporal com dieta e atividade física.
Resumindo, a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura é que o médico irá indicar uma para quem deseja retirar o excesso de gordura. Já a outra ele recomendará para quem quer retirar o excesso de uma região, aproveitando-a em outra.
Portanto, nenhuma das duas deve ser relacionada ao emagrecimento nem substituir a prática de atividade física.
Leia também: Lipoescultura: a plástica para remodelar o corpo
O que você precisa saber antes de fazer as cirurgias?
Há algumas informações que é importante você saber antes de realizar ambas as intervenções:
Há alguma contraindicação para a lipoaspiração e lipoescultura?
Antes de realizar a cirurgia de lipoaspiração e lipoescultura é muito importante se certificar de que você não possui nenhuma comorbidade que possa configurar um risco. Afinal, a cirurgia exige ainda mais atenção quando o paciente tem obesidade, diabetes ou hipertensão.
Por isso, se você faz parte desse grupo, o ideal é conversar com o médico sobre a necessidade de se fazer estes procedimentos.
Pré-operatório
Para garantir resultados satisfatórios é necessário respeitar todas as recomendações do pré-operatório. Em outras palavras, o paciente deve fazer jejum mínimo de oito horas, além de realizar uma bateria de exames cardiológicos, além de um hemograma.
Além disso, há casos em que o cirurgião pode solicitar radiografias de tórax ou ultrassom da região antes da cirurgia. Este é um cuidado fundamental, pois, permite visualizar os vasos sanguíneos das pernas para observar se há presença de trombos venosos.
Duração da cirurgia
Atualmente, o tempo médio para duração dos procedimentos podem variar de acordo com a extensão da área em que a cirurgia será realizada. Contudo, a média para a lipoaspiração e lipoescultura é de três a quatro horas de duração.
Quando os resultados aparecem?
A boa notícia é que os resultados já aprecem logo depois das cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura. Entretanto, por conta do inchaço , é mais provável que você só perceba resultados mais evidentes entre a terceira semana e o quarto mês após os procedimentos.
Como fazer lipoaspiração e lipoescultura com segurança
Como em qualquer cirurgia, a lipoaspiração e lipoescultura também oferecem riscos. Mas esses riscos podem ser amenizados se houver um planejamento da cirurgia plástica.
Desse modo, há alguns fatores que você deve levar em conta para um bom desempenho em um procedimento cirúrgico. Portanto, antes de tudo você deve:
- escolher um cirurgião plástico habilitado pela SBCP;
- optar por uma clínica que ofereça assistência no pós-operatório;
- se certificar de que a cirurgia será feita em um hospital;
- verificar se você terá uma consulta com anestesista.
Leia também: As 10 complicações mais comuns da cirurgia plástica
Por que fazer lipoaspiração lipoescultura com Dr. Frederico Vasconcelos
Primeiramente, o Dr. Frederico utiliza sua experiência e atenção aos detalhes para ajudar seus pacientes a se sentirem melhor consigo mesmos, mantendo sua beleza natural. Seu consultório possui a tecnologia mais atualizada, o que lhe permite utilizar técnicas minimamente invasivas.
Além disso, ele possui a capacitação necessária para aplicar uma variedade de técnicas cirúrgicas e assim, personalizar o tratamento de cada paciente de acordo com suas necessidades reais e objetivos específicos.
Clique aqui para conferir a formação profissional do Dr. Frederico Vasconcelos
Para agendar uma consulta, mande uma mensagem de WhatsApp para o número 31 98955-5665