Sutiã interno
Conheça mais sobre o sutiã interno e saiba como esse procedimento pode te auxiliar na flacidez das mamas
O sutiã interno é um tipo de mastopexia, que consiste em um procedimento cirúrgico que visa melhorar, principalmente, a sustentação dos seios.
Apesar de não ser tão conhecido como a mamoplastia, seja ela de aumento ou redução, o sutiã interno tem se popularizado cada vez mais devido a sua abordagem e proposta estética.
Existem várias técnicas relacionadas a esse procedimento e nem todas garantem resultados duradouros e adequados.
Por isso, entender melhor como ele é feito e quais são os seus objetivos, ajuda a criar expectativas reais sobre a cirurgia e, dessa forma, aumenta a satisfação com o resultado final.
Como é feita a cirurgia?
O sutiã interno consiste em um conjunto de técnicas e não em uma técnica específica, diferente do que pode ser vendido por muitos profissionais.
Nesse sentido, existe uma ampla gama de tipos de cirurgias de sutiã interno, que, por sua vez, possibilitam fazer a montagem e a armação das mamas de várias formas.
O procedimento em si pode ser resumido pela fixação permanente, de um retalho de glândula mamária selecionado, que é elevado (por dentro da mama) e fixado no músculo por meio de pontos (com fios de nylon não absorvíveis), sendo esse tipo a mastopexia de maior qualidade.
Alguns pontos que devem ser analisados para verificar se o cirurgião é capacitado para o procedimento podem partir:
- Do tipo de fio utilizado;
- Do cuidado com o sulco mamário;
- Da técnica de fixação, como citado;
- Da honestidade quanto às expectativas reais sobre o procedimento;
Fios utilizados
Algumas técnicas podem não ser tão efetivas, principalmente aquelas que usam fio PDS (farpado) e fios absorvíveis.
Isso porque o fio farpado, também conhecido como fio de PDS, fio russo ou fio de ouro, que é usado para operações faciais, é erroneamente usado para a realização do sutiã interno, uma vez que ele não é qualificado para sustentar as mamas à longo prazo.
Essa situação é ainda pior quando o fio é reabsorvível, pois, apesar de parecer positivo para algumas pessoas em um primeiro momento, faz com que se perca todo o procedimento a longo prazo.
Isso porque, uma vez que o objetivo do sutiã interno é segurar as mamas no local desejado permanentemente, ao longo do tempo o fio absorvível se perde e não confere essa sustentação.
Quando o assunto são os fios não absorvíveis do tipo PDS, eles formam as “farpas” ou pontas da sutura (costura), que sofrem um processo de modificação, de maneira que as pontas invertem seu sentido. Ou seja, elas “se entortam” no corpo da paciente. Por isso, nada de PDS e farpado.
Cuidado com o sulco mamário no sutiã interno
Outro ponto muito importante quando o assunto é sutiã interno é a marcação do sulco mamário (linha inferior do seio que separa ele do abdome) durante esse procedimento.
Quanto mais o sulco mamário é realçado, maior a chance da mama “pesar” e se dobrar por cima dele.
Sendo assim, se o sulco mamário inferior estiver pouco marcado, a prótese desce um pouco, e consequentemente ela não dobra ou dobra menos.
Vale no entanto destacar que não é o sulco da mama ou o fio de PDS que proporcionam sustentação da mama, mas sim a eficiência da retirada da pele, do tamanho da cavidade para inserção da prótese (que deve ser o menor possível) e se o sutiã interno vai ser colocado em cima ou embaixo do músculo.
Além disso, a constituição do próprio corpo da paciente também influencia. Essa questão diz respeito ao fato de se o tecido interno da paciente é frouxo ou não. Pois, por mais que você tire o excesso de pele e tecido mamário, o que “sobra pode ser um tecido de pouca sustentação, o que proporcionaria uma cicatrização má ou frouxa.
Assim, por mais que os seios fiquem super firmes após a cirurgia de sutiã interno, por ter essas características naturais de cada paciente, que podem ser frouxas, o procedimento acaba cicatrizando com menos sustentação.
Esse ponto é extremamente importante, pois muitos profissionais vendem uma proposta enganosa de procedimento de sucesso independente da anatomia individual de cada paciente e este é o fator que nos leva a pensar nas expectativas reais sobre o procedimento.
Expectativas reais sobre o procedimento
Por fim, mas não menos importante, é essencial pensar nas expectativas reais sobre o sutiã interno.
Além dos pontos citados, vale ainda destacar que a mastopexia pode ou não ser combinada com a colocação de próteses para aumentar o volume das mamas.
Entretanto, assim como o tipo de fio e o contorno do sulco mamário, esse também não é um ponto que garante a sustentação, Ou seja, como já citado o que mais importa é a capacidade do profissional em utilizar as melhores técnicas durante o procedimento.
Buscando, maior eficiência na retirada da pele, cuidado no tamanho da cavidade para inserção da prótese (que deve ser o menor possível) e colocar sutiã interno, preferencialmente, embaixo do músculo.
No entanto, em raras ocasiões as próteses podem proporcionar um contorno melhor dos seios, sendo elas em casos de mama sem excesso de pele, em mulheres com tórax reto, plano e sem inclinações, além de uma quantidade mínima de mama, o que corresponde a um número menor de mulheres.
Vale destacar ainda que o ideal é que a realização do sutiã interno e do modelamento dos seios seja realizado de forma separada ao implante das próteses.
Isso porque a presença da prótese de silicone pode não possibilitar a mastopexia de forma adequada, dificultando correções do procedimento caso haja alguma insatisfação ou mudanças indesejadas ao longo da cicatrização.
Sendo assim, o médico de maneira honesta deve sempre informar a paciente sobre expectativas realistas sobre o procedimento, de forma que ela não se inspire em padrões perfeitos. Pois, cada corpo responde de forma individual aos procedimentos.
Onde realizar o sutiã interno em Belo Horizonte?
Atuando em Belo Horizonte, o Dr. Frederico Vasconcelos é especialista em Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, sendo referência no ramo de cirurgias plásticas na capital mineira.
Por isso, se você tem interesse em realizar o procedimento relacionado com o sutiã interno entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Frederico Vasconcelos – cirurgião plástico em Belo Horizonte.