PEELING: RENOVAÇÃO DA PELE
O peeling (ou abrasão) é uma das técnicas estéticas de rejuvenescimento e de clareamento da pele mais comuns e procuradas. Ele promove a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos, através da produção de colágeno e elastina, grandes responsáveis pela regeneração celular.
É um procedimento que funciona promovendo a abrasão da pele, e que pode pode ser realizado através de produtos químicos ou laser. O método a ser escolhido varia de acordo com a necessidade do tratamento.
Dentre os fatores que motivam o tratamento de abrasão da pele, podem ser citadas as manchas originadas de espinhas, cicatrizes e rugas.
O peeling pode ser realizado em diversos níveis. No primeiro deles, o superficial, é recomendado para melasmas e manchas. Não existe a necessidade de uma preparação prévia da pele com produtos. O nível médio é indicado para pacientes com marcas mais profundas e rugas. Em boa parte dos casos é necessária a aplicação de ácido retinóico para a preparação da pele. Já o nível mais profundo é indicado para peles muito envelhecidas e cicatrizes mais profundas. Em todos os casos se faz necessário o uso contínuo de bloqueador solar, devido à ação do tratamento na pele, o que gera grande sensibilidade
O procedimento é feito em clínica, com anestesia, monitoramento cardíaco e das funções hepáticas para garantir que a química utilizada não caia na corrente sanguínea e que o paciente não sinta dor.
Vale lembrar que mulheres grávidas que estejam amamentando não podem fazer determinados tipos de peeling, principalmente os que utilizam produtos químicos de maior ação.