Ano novo, vida nova. Que tal começar pela alimentação?
A chegada de um novo ano é o momento ideal para fazer planos, traçar metas e pensar naquela dieta, não é mesmo? Mas, antes de colocar tudo na lista, é importante olhar para seus próprios hábitos alimentares.
Alimentos ricos em cebola e alho são essenciais para sua saúde, porque eles reduzem o risco de doenças cardiovasculares e estimulam a produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico. A cebola é rica em quercetina, um anticancerígeno que diminui o risco de contrair gripe. O alho, por sua vez, é um excelente ingrediente para combater a obesidade.
As fibras ajudam no funcionamento do intestino e combate a prisão de ventre. É importante saber, também, que os alimentos ricos em fibras diminuem a absorção de açúcar e gordura, impedindo o risco de diabetes e colesterol alto.
Muita gente se refere ao tomate como um simples complemento, mas a fruta é um dos componentes mais fortes de uma dieta. O tomate protege o coração, reduz os riscos de osteoporose e atua contra a degeneração dos neurônios.
É preciso ressaltar que outras fontes alimentares são essenciais para a saúde. Os alimentos ricos em proteínas (de origem vegetal e animal) atuam, por exemplo, no ganho de massa muscular e na perda de gordura. Além disso, deve-se às proteínas de origem vegetal o crescimento das unhas, do cabelo e do tecido.
Alimentação rica em carboidrato (banana, arroz, batata cozida) fornece energia para o organismo, mas atenção: consumida em excesso, transforma-se em gordura. Recomenda-se ingerir o mínimo necessário, não abusar.
O ferro também é primordial para a manutenção da saúde, pois combate a anemia, dentre outros benefícios. É encontrado em pães integrais, carnes e na beterraba crua. É possível comer de tudo e manter uma excelente saúde para o ano que começa.