Anestesia para cirurgia plástica: qual a mais indicada?

anestesiaVocê já consultou com o cirurgião plástico, informou sobre suas necessidades de melhoria, retornou com os exames solicitados e esclareceu todas as suas dúvidas…

Mas será que pensou em tudo mesmo?

Além do cirurgião plástico, responsável pelo resultado estético, um outro especialista tem grande responsabilidade na hora da cirurgia: o anestesista.

É ele que administra os medicamentos anestésicos para que haja uma cirurgia com segurança.

Neste texto vamos explicar resumidamente quais são os tipos mais comuns de anestesia na prática médica, incluindo as anestesias geral, peridural, raquidiana e local.

Objetivos da anestesia

O objetivo principal de qualquer uma das modalidades de anestesia é bloquear a sensação de dor.

Nos procedimentos simples, nos quais apenas uma anestesia local é necessária, o único objetivo do procedimento é mesmo cortar a dor. Todavia, em casos de cirurgia, principalmente as de grande porte, não basta apenas retirar a dor.

Nestes, o procedimento anestésico também tem outras funções, como bloquear a musculatura do paciente, impedindo que o mesmo se mexa durante a cirurgia, e provocar amnésia, fazendo com que o paciente se esqueça de boa parte dos acontecimentos durante a cirurgia, mesmo que ele permaneça acordado durante o ato cirúrgico.

Diferentes tipos de anestesia

Peridural

Realizada entre as vértebras da coluna, pode ser utilizada para cirurgias de tórax, abdômen, braços e pernas.

O medicamento é o mesmo da anestesia geral, geralmente associada à sedação, para que a paciente se sinta mais confortável.

É justamente a anestesia peridural que será utilizada em cirurgias plásticas como a mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia.

Geral

Tecnicamente trata-se de um coma induzido por medicamentos. A anestesia geral é realizada por via endovenosa (pela veia) e respiratória, promove anestesia do corpo todo e a necessidade de intubação e assistência ventilatória (mecânica).

Geralmente esse procedimento é indicado em cirurgias maiores ou onde os bloqueios anestésicos não agem. Possui maior tempo de recuperação e não se faz necessária, na maioria das vezes, em cirurgias plásticas.

Local

Como o próprio nome sugere, esse tipo de anestesia age apenas no local onde é realizada a cirurgia.

Aplicada na pele, ela é indicada para procedimentos pequenos e em regiões estritas, por exemplo, cirurgias plásticas no rosto. O tempo de recuperação é menor.

Raquidiana

Realizada dentro do canal medular (na coluna), ela anestesia toda a região abaixo do ponto onde foi injetada a medicação.

Indicada para cirurgias localizadas, que ocorrem apenas nas regiões anestesiadas.

Com duração média de até 4 horas, ela permite maior ação do cirurgião em toda a área anestesiada e o paciente não necessita de ajuda de entubação para respirar.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, exija uma consulta com um anestesista para esclarecer todas as dúvidas e saber qual o tipo de anestesia será utilizada.

Além disso, verifique a formação acadêmica e experiência do anestesista. Consulte se o profissional é especializado e membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Para saber mais informações sobre anestesias e tipos de cirurgias plásticas acesse o nosso site: https://drfredericovasconcelos.com.br/cirurgia-plastica/

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?