Como superar o medo da cirurgia plástica?

cirurgia-plasticaApesar dos avanços da medicina e da tecnologia, que aumentam a acessibilidade e a segurança de procedimentos cirúrgicos, ainda é comum que as pessoas sintam medo de se submeter a uma cirurgia plástica.

Isso pode acontecer, porque normalmente as pessoas têm uma tendência maior em pensar mais no lado negativo das coisas do que no lado positivo.

Preparamos um artigo com cinco dicas que vão lhe ajudar a superar o medo de passar por uma cirurgia plástica. Confira!

1- A dor será insuportável?

A cirurgia plástica, embora não seja tipicamente “prescrita” por um médico como medicamente necessário, tem muitos benefícios que superam o desconforto sentido durante a recuperação.

Seu cirurgião plástico prescreverá remédios contra a dor que ajudarão a controlar o incômodo.

Para a maioria dos procedimentos, como um facelift, a dor é mínima e a atividade normal pode ser retomada em apenas algumas semanas.

Enquanto alguns procedimentos mais invasivos, como uma abdominoplastia, podem demorar um pouco mais.

Descansar e tomar sua medicação ajudará a acelerar o processo de recuperação e reduzir a dor que você experimenta.

2- Terei uma complicação da anestesia?

Todos nós sabemos que existem riscos associados ao uso de anestesia. Na maioria dos casos, esses riscos são mínimos.

Seu cirurgião irá discutir sua história médica, examinar sua saúde atual e lhe dará instruções para manter a saúde ideal durante o tempo antes da cirurgia.

Você pode ser solicitado a deixar de fumar ou parar de tomar certos medicamentos ou suplementos antes do procedimento cirúrgico.

3- Meus resultados irão corresponder às minhas expectativas?

Resultados ruins é o maior medo que as pessoas têm sobre a cirurgia plástica.

A chave para amar seus resultados é ter metas realistas antes da cirurgia e encontrar um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e com experiência que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos.

4- Eu serei capaz de pagar meu procedimento?

Não há como negar que o custo de uma cirurgia plástica pode ser um dos principais obstáculos. A ampla maioria dos procedimentos é tida como estéticos e não entra na cobertura de um plano de saúde.

Se você tem certeza de que quer realizar uma plástica, o caminho é o planejamento. Converse com o cirurgião sobre custos e faça seus planos.

Importante: desconfie de procedimentos a preços demasiado baixos. Pode ser sinônimo de baixa qualidade.

5- Medo da cicatriz
Tanto a cirurgia estética, quanto a reparadora deixam traços no corpo. Não existe cirurgia sem cicatriz. Um bom cirurgião pode tentar deixá-la menos aparente, mas não pode eliminá-la por completo.

Por isso, antes de se submeter a qualquer operação, é imprescindível que o paciente seja informado sobre o tamanho e a localização da cicatriz.

O paciente deve ser conduzido a refletir que se trata de uma troca: no lugar de um problema de contorno corporal, ele ganhará formas mais modeladas, mas também uma cicatriz.

Conclusão

É função do cirurgião plástico e de sua equipe médica explicar ao paciente o passo a passo de todo o procedimento antes, durante e depois, para que ele perca o medo de fazer uma cirurgia plástica.

É muito importante que a pessoa entenda como será desde o momento da sua chegada ao hospital, do papel do acompanhante, o decorrer do procedimento cirúrgico, como ele voltará da anestesia, como deve agir no período pós-operatório, os possíveis incômodos, o reestabelecimento dia a dia até a recuperação total.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica é sua, mas é preciso fazer o dever de casa: busque informações de credibilidade e converse com o seu cirurgião plástico para tirar todas as suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão!

Ficou interessado em fazer uma cirurgia plástica para melhorar sua confiança e aparência geral? Ligue agora para o nosso consultório: 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665 e marque um horário com o nosso cirurgião plástico.

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?