Existe idade ideal para a cirurgia de pálpebras?
O acesso das pessoas às cirurgias plásticas tem dado a elas muitas alternativas para valorizar a beleza. Uma delas é a cirurgia de pálpebras, conhecida também como blefaroplastia. Usada para eliminar o excesso de gordura na região, este procedimento é ideal também para rejuvenescer o rosto e dar maior autoestima aos pacientes. No entanto, uma dúvida permeia grande parte daqueles que desejam passar pela cirurgia: sobre a partir de quando uma pessoa pode ser submetida à blefaroplastia.
Afinal de contas, há idade ideal para a blefaroplastia?
Segundo médicos, não há uma idade pré-definida para que uma pessoa passe pela cirurgia. O que existe, na verdade, são situações que favorecem a execução do procedimento. Cada um traz consigo uma predisposição diferente no organismo. Isso significa que um paciente pode apresentar flacidez no rosto ainda jovem, enquanto uma pessoa mais velha pode demorar a aparentar algo indesejado na região palpebral. Há também casos de ptose (queda da pálpebra superior), pseudoptose palpebral (queda de pálpebra por excesso de pele) e xantelasmas, que são pequenos acúmulos de gordura que se formam nas pálpebras. Portanto, a idade independe para que seja feita a blefaroplastia.
O procedimento
A cirurgia é realizada com anestesia local e com sedação ou anestesia geral, caso o paciente prefira. O médico circula a área com o excesso de gordura e/ou pele; a partir disso, ele retira o material desejado com o bisturi e cauteriza a parte com bisturi elétrico. Os pontos são feitos na região exterior das pálpebras. Para pessoas acometidas por ptose, o procedimento será a correção muscular que causava a anomalia.
A internação não dura muito tempo e leva de 6 a 8 horas dependendo de cada caso. Lembrando que a blefaroplastia é um cirurgia plástica. Sendo assim, é necessário que o paciente tenha todos os cuidados antes e depois do procedimento. Para esclarecer todas as dúvidas, entre em contato com o experiente Dr. Frederico Vasconcelos e cuide de sua beleza com quem entende do assunto.