Cirurgia plástica em adolescentes tem se tornado mais frequente
A cada dia mais pessoas buscam fazer algum tipo de cirurgia plástica. Isto ocorre com homens, mulheres e adolescentes também. A insatisfação com o próprio corpo é comum desde cedo. Piadas envolvendo meninos e meninas, na escola ou em qualquer outro local, podem agravar a situação. Ter baixa autoestima, não querer sair de casa para nada, se sentir inútil são alguns dos problemas que os jovens podem ter que enfrentar. Em outros casos, podem até não se sentir assim, mas o desejo por uma mudança no corpo é grande.
A cirurgia plástica em adolescentes
Para que seja realizado algum tipo de cirurgia plástica em adolescentes, é necessária a autorização dos pais. Se o motivo for vaidade do paciente nem sempre a cirurgia poderá ser realizada. É importante haver uma conversa entre os pais, o filho e o cirurgião. O profissional poderá orientá-lo sobre o que é melhor para cada caso. Através da conversa também é possível esclarecer as expectativas do jovem e os resultados reais que podem ser obtidos. Também deve saber como será o pós-operatório e todos os cuidados que deverão ser tomados para obter uma boa recuperação.
Principais cirurgias realizadas pelos adolescentes
O número de cirurgia plástica em adolescentes quase triplicou nos últimos três anos. Nos meninos, a insatisfação costuma ser por causa de orelhas de abano e do crescimento de seios, chamado de ginecomastia. Já para as meninas, é mais frequente quererem aumentar o tamanho dos seios e remover gorduras localizadas. As orelhas de abano podem ser corrigidas através da otoplastia. O crescimento de mamas em homens é muito comum na adolescência. O problema costuma sumir com o passar do tempo, mas quando não some a solução pode ser uma cirurgia plástica. O aumento das mamas em meninas pode ser feito com a mamoplastia de aumento (implante de próteses de silicone). Para remover “gordurinhas”, o procedimento indicado é geralmente o de lipoaspiração.