Cirurgia plástica: quais os benefícios reais?
Antes de qualquer coisa, precisamos dizer que a cirurgia plástica não é apenas uma opção estética, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Ela também pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, se for realizada de forma responsável.
Por isso, muitas pessoas recorrem à medicina estética para ter mais qualidade de vida.
No entanto, é muito importante se informar sobre o assunto antes de realizar um procedimento.
Hoje vamos trazer alguns dos benefícios da cirurgia plástica, além da aparência. Confira!
Remove a gordura localizada
Em primeiro lugar, a cirurgia plástica é muito eficaz na remoção daquela gordura localizada, que não sai de jeito nenhum; nem com uma boa alimentação nem com exercício físico.
Nesse caso, a lipoaspiração é um dos procedimentos mais indicados para a retirada do excesso de gordura localizada em regiões como, por exemplo, barriga, braços costas, coxas e flancos.
Portanto, a lipo é indicada para pacientes com acúmulo de gordura. Mas, os melhores resultados são obtidos com pacientes que estejam próximos ao peso ideal, que tenham gordura localizada e a pele firme, sem excessos.
Leita também: Lipo na mira da gordura localizada
A cirurgia plástica ajuda a tratar problemas de saúde
Conforme dissemos na introdução deste artigo, a cirurgia plástica também pode ajudar a resolver alguns problemas de saúde.
Como exemplo, podemos citar o procedimento de redução de mama. Ele deve ser feito em pacientes que possuem os seios muito grandes e pesados. Afinal, esse excesso de peso pode gerar muita pressão na coluna e provocar dor nas costas e no pescoço.
Dessa forma, a redução do tamanho das mamas elimina a dor, auxiliando na melhoria da saúde e bem estar da paciente.
Além disso, há ainda outra cirurgia plástica que também pode gerar melhoras na saúde de uma pessoa. É a rinoplastia, que além de aprimorar a estética do nariz, ajuda na respiração, na qualidade do sono e ainda na prática de atividade física.
Remove a flacidez
Pessoas que passaram por uma drástica perda de peso ou por uma cirurgia bariátrica costumam sofrer com o excesso de flacidez da pele.
Quando ocorre a perda da gordura, essa pele cai e não consegue voltar ao normal, devido à perda de tonicidade.
Então, a única maneira para acabar com essa flacidez é passando por uma cirurgia plástica.
Entre as cirurgias mais conhecidas para o tratamento e remoção de pele flácida está a abdominoplastia. Ela também pode ser feita após a bariátrica. Esse procedimento inclui ainda a remoção do tecido adiposo no abdome, bem como o aperto dos músculos abdominais enfraquecidos.
É importante ressaltar que a flacidez de pele não é um problema somente estético.
O excesso de pele flácida pode ocasionar diversos problemas de saúde.
Pode dificultar a mobilidade, gerar problemas ósseos devido ao esforço físico, impedir ou dificultar a prática de exercícios físicos ou apresentar infecções, dentre outros.
Leia também: Eliminar excesso de pele após bariátrica não é só por estética
Promove a recuperação com enxertos de pele
Agora vamos falar sobre a cirurgia plástica para enxerto de pele. Ela é uma solução eficaz para minimizar ou até mesmo eliminar as marcas e cicatrizes causadas por queimaduras e até mesmo doenças de pele.
Durante o enxerto de pele, ocorre a remoção da pele de uma determinada área do corpo e o transplante para outra região diferente.
Trata-se de um procedimento cirúrgico recomendado para pessoas que perderam a cobertura protetora da pele de uma parte do corpo.
Geralmente, o que causa essa perda são infecções de pele, queimaduras profundas, ferimentos de grande proporção, cirurgia de câncer de pele, úlceras por pressão (comuns em pacientes acamados) ou outras úlceras na pele que não tenham cicatrizado bem.
A cirurgia plástica também eleva a autoestima
A cirurgia plástica ainda tem o poder de elevar a autoestima de pessoas que sofrem preconceito, por exemplo, por conta de uma marca ou traço de nascença.
Pode até parecer exagero, mas o fato é que isso pode levar a problemas ainda maiores, como perda da autoconfiança e até mesmo a quadros de depressão.
Além disso, o procedimento estético também contribui diretamente na recuperação da confiança em pacientes que tiveram câncer de mama.
Afinal, as mulheres que passaram por uma mastectomia (cirurgia de remoção da mama), graças à cirurgia plástica, podem fazer a reconstrução dos seios.
Logo, a cirurgia plástica é uma importante aliada na recuperação do equilíbrio físico e emocional dessas mulheres, que ficaram abaladas fisicamente e psicologicamente ao tratar a doença.
Deu para entender como a cirurgia plástica pode trazer benefícios reais? Não só estéticos, mas também para a saúde física e emocional de muitas pessoas.
Esperamos que essas informações tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a cirurgia plástica.
Se quiser ler mais sobre o assunto, aqui no blog você encontra diversos outros artigos que lhe podem ser úteis.
Agora, se durante a leitura deste conteúdo, você identificou a necessidade de realizar um procedimento, é hora de procurar um médico cirurgião plástico que seja de confiança, assim como o Dr. Frederico Vasconcelos, um profissional capacitado, com anos de experiência e que preza sempre pela saúde dos pacientes.
Conheça um pouco mais sobre o cirurgião e seus procedimentos. Clique aqui