Cirurgião plástico de confiança: como escolher
Nos últimos anos, aumentou o número de procedimentos realizados por falsos cirurgiões plásticos. A cada ano aumentam os procedimentos cosméticos e as cirurgias plásticas.
… De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% nos procedimentos em jovens de 13 a 18 anos. Em 2016 — ano do último censo realizado pela SBCP, foram realizadas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, sendo 6,6% em adolescentes, ou seja, um total de 97 mil cirurgias.
Infelizmente, paralelamente a esse ‘boom’, também aumentou o número de procedimentos realizados por falsos especialistas e médicos que não atendem aos requisitos mínimos para exercer essa profissão. Como consequência, complicações e resultados insatisfatórios, são um problema sério que pode ter sequelas para toda a vida.
Fazer um tratamento estético não deve ser uma decisão levianamente. A escolha correta do cirurgião plástico e da clínica é um ponto fundamental para alcançar os melhores resultados e reduzir a possibilidade de complicações.
Como saber se o cirurgião plástico está devidamente qualificado?
Se você for a uma sala de cirurgia para um procedimento cirúrgico, mantenha estas 7 recomendações em mente:
1. Esteja preparado para sua primeira visita
Para obter o melhor de sua primeira avaliação e obter informações importantes, tenha uma lista de perguntas e preocupações que deseja resolver.
É fundamental ter clareza sobre os riscos de complicações e resultados insatisfatórios. Pergunte ao cirurgião plástico sobre este tópico para obter mais elementos e ajudá-lo a decidir.
Também é vital saber se existem outras opções de tratamento para você. Se a dor é um dos seus problemas mais preocupantes, pergunte sobre as opções complementares de tratamento da dor após a cirurgia. Se não consegue tirar todas as suas dúvidas, marque uma segunda consulta.
2. Acreditações
Escolher um cirurgião plástico, e uma instituição com todas as licenças e certificações necessárias, é a melhor forma de garantir um serviço de qualidade. Existem credenciamentos para clínicas, consultórios e médicos. Certificam que os requisitos para oferecer esses serviços são atendidos.
Para os cirurgiões plásticos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica é a entidade que permite saber se o especialista cumpre os estudos, atualizações e acreditações necessários.
3. Experiência do cirurgião plástico
É sempre uma boa opção pedir ao cirurgião plástico que lhe mostre fotos de pacientes anteriores e seus resultados. Se você conhece pessoas próximas que foram operadas por esse especialista, seu testemunho e experiência servem de referência.
4. Uma diferença a considerar
Existem cirurgias plásticas estéticas e reconstrutivas. Os cirurgiões plásticos são especialistas que estudam há mais de 12 anos sua formação para realizar cirurgias cosméticas e reconstrutivas, bem como múltiplos tratamentos cosméticos, com o mais alto nível de segurança e eficácia.
Atualmente existem Clínicos Gerais que fazem mestrado em medicina estética e, em alguns casos, realizam indevidamente procedimentos que são exclusivos do cirurgião plástico.
Além disso, alguns cirurgiões de outras especialidades, por exemplo, dermatologistas, promovem e oferecem procedimentos cosméticos.
Certifique-se de que o especialista seja capaz de realizar os tratamentos oferecidos e tenha a formação necessária para oferecer esses serviços. Cada especialidade possui uma sociedade e certificações diferentes.
5. A publicidade não deve ser o único critério do cirurgião plástico
Qualquer médico pode publicar um anúncio, criar anúncios atraentes e caros. Por isso, a publicidade NÃO deve ser o que determina a escolha do cirurgião plástico. Não necessariamente o médico com a campanha publicitária mais visível é a melhor opção.
A publicidade permite qualquer frase atraente ou promessa de bons resultados. Tenha muito cuidado e não se impressione com o ‘marketing’.
6. Não acredite em tratamentos milagrosos
Todos os procedimentos em cirurgia plástica exigem tempo de recuperação, apresentam riscos e podem apresentar complicações. Tenha expectativas realistas. Não existem resultados perfeitos. Desconfie de frases como “essa cirurgia dá resultados perfeitos e sem nenhum risco”.
7. Desconfie de preços baixos
A segurança do paciente tem precedência sobre qualquer coisa, razão pela qual o custo do tratamento não deve ser o fator mais importante na decisão. Custos muito baixos geralmente sacrificam a qualidade do serviço e dos tratamentos. Compare as taxas com vários especialistas. Não seja pressionado por custos, ofertas especiais ou descontos e promoções. Na saúde, economizar pode custar caro no futuro.
Por fim…
Queremos que você conheça o currículo do melhor especialista em cirurgia plástica, membros da SBCP, Dr. Frederico Vasconcelos.
Dr. Frederico, se esforça para oferecer aos seus pacientes, os resultados bonitos e naturais que desejam, além de uma jornada cosmética excepcional, desde a consulta até a recuperação.
Como você pode ver, é fundamental que você reserve um tempo para escolher o melhor cirurgião plástico para o seu procedimento cirúrgico. Este é um processo que não deve ser considerado levianamente.
Idealmente, você deve se sentir confiante de que está em boas mãos…
lembre-se: sua saúde está ligada à sua beleza!
Ligue agora para (31) 98955-5665, marque sua consulta e venha conhecer o Dr. Frederico Vasconcelos pessoalmente! Estamos preparados para te receber!
Fonte: