Cirurgias plásticas reparadoras podem tratar problemas de saúde
As cirurgias plásticas estão longe de resolverem somente questões estéticas. A eficácia destes procedimentos também exerce outra função que vai além da autoestima com o visual: os cuidados com a saúde. Confira aqui dois procedimentos cirúrgicos mais procurados.
O primeiro caso é emblemático, pois é uma das cirurgias mais solicitadas por celebridades ou pessoas comuns. A rinoplastia permite a remodelagem do nariz. Podendo ser mudada a forma da ponta ou a curvatura do dorso. A curiosidade para muitas pessoas é o fato de que quem opta por esse procedimento cirúrgico tem a possibilidade de também promover alguma alteração da respiração, como a adenoide ou desvio de septo, que causa desconforto em muitas pessoas. Contudo, o contato com o médico que realizará a cirurgia é imprescindível, pois só ele determinará o que realmente poderá ser feito a fim de atender a solicitação do paciente que desejar essa mudança.
A cirurgia, assim como todas outras, pede cautela no pós-operatório e é importante relembrar que podem aparecer alguns vasinhos avermelhados na parte externa do nariz, que podem ser tratados posteriormente. Por outro lado, as cicatrizes são imperceptíveis.
Outro procedimento que muitas mulheres solicitam é a mamoplastia redutora. Essa cirurgia é indicada para pessoas do sexo feminino que têm seios muito grandes. Ao longo do tempo, isso pode causar dores fortes nas costas, porque o peso das mamas para frente forçará a postura da mulher. Como comparação, seria o mesmo que a mulher colocar uma mochila pesada na parte dianteira, inclinando o seu colo.
O ideal para se submeter à cirurgia é que o desenvolvimento da mama esteja completo, após os 17 anos. Só há exceção quando ocorre o amadurecimento precoce dos seios o que provoca problemas na adolescente. Não deixe de conversar com o cirurgião.