Como fica o umbigo após uma abdominoplastia?

umbigo-após-uma-abdominoplastiaÉ comum que surjam dúvidas sobre como ficará o umbigo após uma abdominoplastia.

Quando você se submete a uma abdominoplastia, você quer ter um abdômen plano, com cicatrizes minimamente visíveis e um umbigo de aspecto natural. Afinal, o umbigo é o ponto focal da sua barriga.

Porém cada pacientes terá um resultado de acordo com suas características genéticas e as limitações da cirurgia. Vamos entender no artigo abaixo!

Você sabe para que serve o umbigo?

Fisiologicamente o umbigo não serve para (quase) NADA. No mau sentido serve para abrigar uma grande quantidade de bactérias que também não servem para nada.

Psicologicamente serve para lembrar que um dia estivemos ligados no útero materno através do cordão umbilical ao sistema circulatório da mãe, e que após o nascimento será cortado e o que sobra será uma cicatriz diferente e única, o umbigo.

Para que serve a cirurgia de abdominoplastia?

Uma abdominoplastia é uma escolha ideal se você perdeu peso e tem uma rotina de exercícios físicos, mas ainda tem excesso de gordura e pele ao redor do seu abdômen.

  • hereditariedade;
  • envelhecimento;
  • perda de peso dramática;
  • gravidez, podem deixar o tecido e os músculos soltos e flácidos.

Uma abdominoplastia aperta o abdome, reparando os músculos frouxos e remove a pele solta, deixando-o com um perfil firme e tonificado.

O umbigo muda de posição após a abdominoplastia?

A resposta seria não. O umbigo permanece exatamente no mesmo lugar. Você pode ter a impressão de que seu umbigo subiu, mas na realidade, é a retirada de pele flácida, que antes dava a sensação de umbigo caído, que simula um umbigo mais alto. O umbigo é uma estrutura fixa na aponeurose, e por isso, imóvel.

Cicatrização do umbigo após uma abdominoplastia

A cicatriz do umbigo após uma abdominoplastia, sem dúvidas, é uma das maiores preocupações de quem deseja fazer uma plástica na barriga.

E isto é extremamente normal! Pois, vemos por aí muitos umbigos com aparência esquisita e cicatriz alta.

Alguns procedimentos de abdominoplastia produzem uma cicatriz ao redor do umbigo, porém, essa cicatriz será visível apenas no início, com o passar do tempo ela desaparecerá, e eventualmente, tornar-se imperceptível.

Umbigo pouco satisfatório: o que leva a este resultado?

O primeiro passo é esclarecer que um umbigo após uma abdominoplastia com aspecto artificial ou pouco atraente não é resultado de má sorte. Tampouco de uma cicatrização complicada (com exceção de casos envolvendo queloide e estrias, entre outros). Mas sim a consequência direta de uma falha ou falta de habilidade junto à técnica.

Essa é uma questão bastante delicada, já que o umbigo fica em uma área comumente aparente – especialmente em países mais quentes, como o Brasil.

Assim, a imensa maioria das pacientes insatisfeitas com o novo umbigo conclui que a cirurgia não valeu totalmente a pena.

Especialmente porque a maior motivação era justamente a oportunidade de poder exibir a região abdominal com orgulho. E com um umbigo natural, que não possua a aparência de ter passado por uma cirurgia.

Então fica a dica! Sempre consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verifique se o profissional é de fato especialista. Isso aumenta suas chances de obter o resultado tão esperado, sem depender tanto do processo de cicatrização ou de cirurgias futuras.

Lembre-se: o umbigo natural é o cartão de visita da abdominoplastia bem-sucedida. O objetivo nesses casos é garantir sempre que você possa exibir seu novo abdômen na praia e na piscina. Como se nunca tivesse passado por um procedimento cirúrgico.

Espero que as informações contidas aqui sobre as ter umbigo após uma abdominoplastia perfeito tenham esclarecido suas dúvidas.

 

Dr. Frederico Vasconcelos – Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – MG.

Marque a sua consulta e faça sua avaliação. Clique aqui.

Leia também:

Onfaloplastia, a cirurgia plástica para correção do umbigo

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?