Dr. Frederico Vasconcelos responde principais duvidas de pacientes BH
Dicas do Cirurgião Plástico Dr. Frederico Vasconcelos de Belo Horizonte
Você fez sua lição de casa e decidiu que está interessado em fazer um procedimento estético cirúrgico ou não cirúrgico . Então, o que vem a seguir? Uma consulta com um cirurgião plástico certificado pelo conselho.
Assim como você não compraria um carro sem fazer um test drive, você não deve escolher um médico para sua cirurgia estética, procedimento ou tratamento sem explorar suas opções. Uma consulta inicial permite que você faça exatamente isso. Além de aprender mais sobre o procedimento em que você está interessado, também é uma oportunidade para você ter uma noção da personalidade e da prática do médico antes de decidir se ele ou ela é o profissional certo para você.
Marque mais de uma consulta
Tal como acontece com a maioria das decisões na vida, você vai querer obter mais de uma opinião. Você deve planejar consultar pelo menos dois médicos antes de prosseguir com sua cirurgia ou procedimento. Ao decidir com quem marcar uma consulta de cirurgia plástica, é importante considerar primeiro o seguinte:
- Qual é a(s) certificação(ões) do conselho do provedor?
- Ele ou ela tem privilégios hospitalares?
- Ele ou ela é recomendado por alguém em quem você confia?
Embora as referências não sejam obrigatórias, pesquisar as certificações do conselho médico e os privilégios do hospital (sim, mesmo se você estiver interessado em um procedimento ambulatorial) são obrigatórios. Ferramentas como a rede de provedores AEDIT podem ajudá-lo a encontrar médicos qualificados em sua área.
Depois de restringir sua pesquisa e agendar consultas com os fornecedores que deseja conhecer, há algumas coisas a serem lembradas sobre o processo. Embora seja padrão consultar vários médicos antes de escolher “o único”, é melhor não revelar os nomes dos outros médicos que você está considerando. Da mesma forma, não compartilhe as propostas que você recebe de um provedor com outro, pois isso pode influenciar o que eles recomendam para você.
Perguntas a serem feitas durante uma consulta de cirurgia estética
O que você deve discutir na sala de consulta? Desde revisar fotos de antes e depois até aprender sobre os cuidados pré e pós-operatórios, abaixo está um guia para as perguntas mais importantes a serem feitas durante uma consulta de cirurgia estética para garantir que você se sinta empoderado para tomar a melhor decisão.
ESTÉTICA E ESPECIALIZAÇÃO
1. Que procedimento(s) você me recomenda? Você pode estar decidido a um determinado procedimento ou tratamento, mas deve planejar conversar com seu médico durante sua consulta sobre o que ele considera o melhor curso de ação para você e suas preocupações. A decisão final é sua, mas o cirurgião plástico poderá ter uma visão mais holística da situação e potencialmente oferecer uma série de opções para as quais você é um bom candidato.
2. Com que frequência você realiza este procedimento? Embora existam exceções, faria sentido que quanto mais frequentemente um profissional realizasse um tratamento ou procedimento, mais tempo ele teria para refinar sua técnica e se especializar nela. Perguntar com que frequência eles realizam o procedimento que estão recomendando ou aquele em que você está interessado ajudará a ter uma melhor noção de sua experiência.
3. Há fotos antes e depois disponíveis? Você terá dificuldade em encontrar um cirurgião plástico que não ofereça prontamente uma visão de seu trabalho anterior na forma de fotos de antes e depois, mas não tenha vergonha de pedir. Além de ver como foram os resultados para diferentes tipos de pacientes, você também terá uma noção melhor da estética do médico.
4. Você estaria disposto a me colocar em contato com pacientes anteriores? Se o profissional com o qual você está se consultando não foi recomendado por um amigo ou colega, pedir para falar com um paciente existente (de preferência um que tenha sido submetido ao mesmo procedimento em que você está interessado) pode ser uma boa maneira de saber mais sobre o médico , prática e experiência geral.
CUSTO E CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
5. Qual é a repartição de custos deste procedimento? Como a maioria dos procedimentos cosméticos são considerados eletivos, eles normalmente não são cobertos pelo seguro. Eles também não são baratos. Os preços podem variar drasticamente de consultório para consultório, assim como a forma como o custo é apresentado. Para evitar taxas ou surpresas ocultas, peça uma visão geral abrangente que inclua cuidados pré e pós-operatórios. Embora seja impossível prever complicações, ter uma noção de quaisquer despesas adicionais que possam surgir (desde itens essenciais de recuperação a procedimentos adicionais) permitirá que você faça um orçamento adequado. Com isso dito, certos casos de rinoplastia, procedimentos de pálpebras e cirurgias de mama (para citar alguns) podem ser total ou parcialmente subsidiados pelo seguro, portanto, verifique com seu provedor de seguro antes de reservar.
6. Quantas consultas pré-operatórias serão necessárias? Se você estiver interessado em um procedimento cirúrgico, provavelmente já considerou o tempo de recuperação que pode ser necessário. Mas e o tempo envolvido na preparação pré-operatória? De exames de sangue a imagens, há testes a serem executados e ativos a serem protegidos antes de entrar na faca ou na agulha. Tenha uma noção de como é o cronograma desde o dia em que você agenda seu procedimento até a última consulta de acompanhamento para garantir que você possa assumir o compromisso.
7. Há algo que eu precise fazer antes de fazer o procedimento? Se você precisa perder peso antes de agendar um procedimento de contorno corporal ou pressionar uma pausa em sua rotina de cuidados com a pele nos dias que antecedem um tratamento, você quer que o profissional lhe dê uma noção de quaisquer instruções ou diretrizes pré-operatórias. Dessa forma, você pode considerar como eles podem afetar sua vida diária.
SEGURANÇA
8. Onde será realizado este procedimento? Quer seu procedimento seja realizado em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial , você deve garantir que a instalação seja credenciada. Ambos são avaliados quanto à segurança pela The Joint Commission , embora as instalações cirúrgicas ambulatoriais também possam ser credenciadas (voluntariamente) pela Associação de Credenciamento para Cuidados de Saúde Ambulatorial (AAAHC) . Se você estiver passando por um procedimento ambulatorial, certifique-se de que seu médico tenha privilégios hospitalares para evitar possíveis riscos em caso de emergência.
9. Este procedimento requer anestesia? Além de saber se o procedimento requer ou não sedação ou anestesia , você também deve saber quem o administrará. Certifique-se de que haverá um anestesista certificado pelo conselho ou enfermeiro anestesista certificado disponível para administrar e monitorar durante todo o procedimento. Saber o tipo de anestesia necessária também informará se você precisará ou não de alguém para te dar uma carona para casa e cuidar de você no pós-operatório.
10. Qual é o protocolo se houver complicações graves durante o procedimento? Estatisticamente, mesmo os médicos mais qualificados que realizam os procedimentos mais rotineiros podem ter complicações. Uma das razões pelas quais é importante estabelecer que seu provedor tem privilégios hospitalares é no caso de uma emergência durante um procedimento ambulatorial. Confirmar quais processos estão em vigor para lidar com eventos inesperados na sala de cirurgia pode proporcionar tranquilidade.
RECUPERAÇÃO E RESULTADOS
11. Qual é o tempo de inatividade associado a este procedimento? Embora existam muitos procedimentos minimamente invasivos que você pode agendar durante o horário de almoço, a maioria dos procedimentos cirúrgicos exigirá pelo menos alguns dias de recuperação. Peça ao médico para detalhar o período de recuperação, incluindo quanto tempo levará até que você possa retomar certos níveis de atividade (desde o retorno ao trabalho até o exercício) e os efeitos colaterais (pense: dor, inchaço e hematomas) que você pode esperar experiência em cada fase.
12. Receberei instruções pós-operatórias por escrito? Claro, você pode improvisar a montagem de seus móveis IKEA, mas se recuperar de um procedimento cosmético no qual você acabou de investir muito dinheiro não é algo que você queira fazer cegamente. A maioria dos médicos terá instruções pós-operatórias escritas disponíveis para os pacientes que detalham tudo, desde os horários de analgésicos e gelo até quando você pode retomar as atividades básicas do dia-a-dia (pense: tomar banho, deitar, etc.). Por mais simples que pareça, você quer ter certeza de que terá algo para consultar quando chegar a hora de navegar no processo de recuperação.
13. Existe um profissional médico de plantão para responder perguntas pós-operatórias? Não importa quanta pesquisa você faça antes e quão completas sejam as instruções pós-operatórias escritas, você pode garantir que uma pergunta (ou muitas!) surgirá durante o processo de recuperação e exigirá assistência imediata. Além dos telefonemas da boa e velha moda, muitas clínicas agora oferecem chats ao vivo em seus sites que permitem que os pacientes falem com médicos, assistentes médicos e/ou enfermeiros em tempo real. Verifique com o provedor para ver quais tipos de serviços estariam disponíveis para você.
14. Quantas consultas de acompanhamento serão necessárias? Embora o número exato de consultas pós-operatórias varie de acordo com o procedimento, geralmente é necessário pelo menos um acompanhamento na primeira semana. Esse pode ser o único check-in necessário para, digamos, um tratamento injetável, mas os pacientes cirúrgicos podem esperar encontrar seu cirurgião plástico várias vezes nos meses seguintes ao procedimento. Assim como os cuidados pré-operatórios, é importante ter uma noção do cronograma antes da reserva.
15. Quanto tempo levará até eu ver os resultados? Qualquer médico lhe dirá que o processo de cicatrização, como o procedimento em si, depende do paciente, mas existem cronogramas gerais que podem esclarecer quando você começará a ver os efeitos do procedimento e quando poderá esperar um resultado final. Embora os resultados de alguns procedimentos sejam imediatos, outros podem levar um ano (ou mais) para se revelarem completamente, portanto, você deve ter certeza de que suas expectativas e nível de paciência são gerenciados com antecedência.