Explante mamário – tudo o que você precisa saber

Explante mamário – tudo o que você precisa saber

Saiba mais sobre as indicações do explante mamário e quando você deve pensar na possibilidade

Nos últimos anos, vivenciamos um grande aumento do interesse de pacientes por implante de silicone nas mamas. Muitas mulheres veem nessa cirurgia uma forma de melhorar a autoestima ou corrigir imperfeições.

Porém, como em toda cirurgia, podem ocorrer problemas no pós-cirúrgico, ou os resultados estéticos podem não ser o que a paciente esperava. Por isso, é importante conversar bem com o seu médico e esclarecer todas as dúvidas.

Por conta da possibilidade de resultados não satisfatórios, a realização de explante mamário torna-se uma opção. O explante mamário é o procedimento cirúrgico no qual os implantes mamários são removidos.

Agora, vamos falar sobre algumas indicações do explante mamário.

Indicações do explante mamário

As indicações podem variar de paciente para paciente, de acordo com as circunstâncias individuais. Algumas das indicações para o explante mamário são: 

  1. Complicações médicas

As complicações incluem infecções persistentes, contratura capsular grave (endurecimento excessivo do tecido ao redor do implante), dor crônica relacionada aos implantes, deformidades mamárias, vazamento ou ruptura dos implantes e outros problemas médicos relacionados.

Vale lembrar que as complicações, por mais que possuam baixa probabilidade de ocorrerem, podem acontecer mesmo com a realização correta de toda técnica cirúrgica.

  1. Desconforto ou dor

Algumas mulheres experimentam desconforto ou dor crônica nos seios devido a esse procedimento cirúrgico. Esses sintomas ocorrem devido a uma variedade de fatores, incluindo contratura capsular, tamanho excessivo do silicone ou mudança nos tecidos mamários ao longo do tempo.

Por isso, em muitas situações as mulheres preferem realizar o explante mamário a experienciar esses sintomas. 

  1. Insatisfação estética 

Algumas pacientes podem não ficarem satisfeitos com a aparência estética dos resultados da mamoplastia de aumento. Assim, elas podem optar por removê-los para restaurar uma aparência mais natural, ou até mesmo para corrigir possíveis problemas de assimetria ou deformidade.

  1. Mudanças na vida

Algumas mudanças na vida da paciente, como gravidez, perda ou ganho significativo de peso podem fazer a paciente reconsiderar a presença de implantes mamários e optar por removê-los.

Com o tempo, pode ocorrer também uma nova percepção estética da mulher, e por isso ela pode querer o explante mamário para adequar sua condição física a esse novo ideal.

Como funciona a cirurgia de explante mamário?

A cirurgia de explante mamário pode depender das necessidades específicas da paciente, mas geralmente segue um processo semelhante. Então, aqui está uma visão geral do que geralmente ocorre durante essa cirurgia

  1. Anestesia

Antes do início do procedimento, o cirurgião realiza  a anestesia para garantir conforto e ausência de dor durante a internveção. A escolha da anestesia (geral ou local com sedação) dependerá de alguns fatores, como as preferências da paciente, do tipo de explante a ser realizado e das recomendações do cirurgião.

  1. Incisões

O cirurgião plástico fará incisões na pele para cessar os implantes. Essas incisões podem ser feitas no mesmo local das antigas, ou em nova localização, a depender do que for necessário.

As opções comuns incluem, então, as incisões periareolares (ao redor da aréola), inframamárias (na dobra sob a mama) ou axilares (na axila).

  1. Remoção dos implantes

Após fazer as incisões, o cirurgião irá cuidadosamente realizar o explante mamário. Isso pode envolver a remoção do tecido cicatricial (capsulotomia) ao redor deles, especialmente se houver contratura capsular. 

Mas se houver vazamento ou ruptura do implante, o cirurgião também limpar cuidadosamente qualquer material vazado. 

  1. Avaliação do tecido mamário

Após a remoção ter sido feita, o cirurgião pode optar por realizar uma avaliação do tecido da mama para verificar se há quaisquer anormalidades, como câncer de mama ou outras condições. Dessa forma, em alguns casos, uma biópsia do tecido pode ser realizada.

  1. Fechar incisões

Depois que ocorre o explante mamário e quaisquer outros procedimentos adicionais, o cirurgião plástico irá fechar as incisões com suturas. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de drenos temporários para ajudar a eliminar o excesso de fluido e prevenir o acúmulo de sangue após a cirurgia.

  1. Recuperação do explante mamário

A paciente será levada para a sala de recuperação, onde será monitorada de perto enquanto se recupera da anestesia. O tempo de recuperação pode variar dependendo da extensão da cirurgia e das condições individuais do paciente. 

Além disso, vale lembrar também que a paciente receberá instruções do pós-cirúrgico, e é muito importante segui-las adequadamente. 

Realizando explante mamário

Se você tem interesse nessa cirurgia, entre em contato com um cirurgião plástico capacitado para a realização do procedimento. Portanto, agende uma consulta com o Dr. Frederico, cirurgião renomado e especialista em cirurgias mamárias, incluindo o explante mamário. 

 

Enviar Whatsapp
Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?