Ginecomastia: o que é, causas e tratamentos cirúrgicos

ginecomastiaAcredite, o aumento excessivo das glândulas mamárias em homens, chamado de ginecomastia, é mais comum do que se imagina.

As causas são variadas e as mais frequentes são causas hormonais ou uma acumulação exagerada de gordura.
Seja qual for à causa, os pacientes geralmente ficam constrangidos com a aparência. Eles escolhem evitar situações como nadar, trocar de roupas em um vestiário público ou ir à praia.

A redução de mama masculina é um procedimento realizado pelo cirurgião plástico, que pode fazer o peito parecer normal ao reverter às mudanças associadas ao desenvolvimento da mama masculina. Vamos entender um pouco mais nesse artigo.

O que é ginecomastia?

Ginecomastia é a proliferação benigna da glândula mamária nos homens. Esse crescimento das mamas pode causar desconforto e aumento da sensibilidade nos mamilos.

Essa situação pode ocorrer na infância, na adolescência ou na vida adulta. As causas podem ser variadas desde a puberdade, uso de medicamentos e causas desconhecidas.

Quais são as causas da Ginecomastia

A ginecomastia é desencadeada por uma diminuição na quantidade do hormônio testosterona em comparação com o estrogênio.

A maioria das pessoas pensa no estrogênio como um hormônio exclusivamente feminino, mas os homens também o produzem – embora normalmente em pequenas quantidades.

No entanto, os níveis de estrogênio do sexo masculino que são muito altos ou estão fora de equilíbrio com os níveis de testosterona podem causar ginecomastia.

Ginecomastia em bebês. Mais da metade dos bebês do sexo masculino nascem com seios aumentados devido aos efeitos do estrogênio da mãe. Geralmente, o tecido mamário inchado desaparece dentro de duas a três semanas após o nascimento.

Ginecomastia durante a puberdade. A ginecomastia causada por alterações hormonais durante a puberdade é relativamente comum. Na maioria dos casos, o tecido mamário inchado desaparece sem tratamento dentro de seis meses a dois anos.

Ginecomastia em homens. A prevalência de ginecomastia aumenta novamente entre as idades de 50 e 69 anos. Pelo menos 1 em cada 4 homens nessa faixa etária é afetado.

Como é a cirurgia de redução de mamas masculinas

cirurgia de ginecomastia consiste em uma pequena incisão (corte) em forma de semicírculo na parte inferior do mamilo.

O médico retirará a glândula e o excesso de pele e gordura localizada da região, obtendo-se com isso uma melhora significativa no contorno do tórax.

Tipos de cirurgia para diferentes formas de ampliação do peito masculino

Tabela Ginecomastia

Obs.: a cicatriz não é aparente e fica praticamente invisível com o tempo.

Condições necessárias para o procedimento:

• não estar em sobrepeso;
  • desenvolvimento estabilizado das mamas;
  • boa saúde física e psicológica.

Pacientes adolescentes costumam se beneficiar bastante da cirurgia, porém, em alguns casos, procedimentos secundários podem ser necessários, devido à possibilidade de ocorrer desenvolvimento mamário posterior à cirurgia.

Você deseja saber mais sobre ginecomastia?

Entre em contato com a nossa clínica através dos telefones 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665 / e agende sua consulta.