Guia completo sobre mastopexia: o que você precisa saber

Entenda nesse guia completo sobre mastopexia todos os detalhes que você precisa conhecer antes de fazer esse procedimento

A mastopexia, que também é conhecida como lifting de seios, é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo levantar e remodelar os seios que podem ter perdido sua forma e firmeza ao longo do tempo devido a fatores como gravidez, amamentação, envelhecimento ou perda significativa de peso.

Se você está considerando fazer essa cirurgia, é essencial compreender completamente o procedimento, os potenciais benefícios e riscos, e o que esperar durante o processo de recuperação.

Neste guia completo sobre mastopexia, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a técnica.

Guia completo sobre mastopexia

O que é a mastopexia?

Nesse guia completo sobre mastopexia, o primeiro passo é entender de fato do que se trata esse procedimento.

Essa é uma cirurgia plástica que, de modo geral, visa reposicionar e remodelar os seios. Dessa forma, as mamas “caídas” perdem esse aspecto e ganham uma aparência mais jovem.

Para isso, durante a cirurgia, o médico remove o excesso de pele da região e reposiciona a aréola mamária.

Uma outra técnica que pode ser usada também, que é um tipo de mastopexia, é o sutiã interno: quando o médico além de retirar o excesso de pele, também realiza a fixação do tecido glandular mamário na musculatura, com o objetivo de dar ainda mais firmeza para os seios.

Em alguns casos, é possível também colocar uma prótese mamária junto com o procedimento, para quem deseja o aumento do volume. No entanto, é importante a avaliação do cirurgião antes de tomar essa decisão, visto que nem sempre será de fato a melhor opção para a paciente.

Quem é candidato a fazer esse procedimento?

O guia completo sobre mastopexia também orienta sobre as principais indicações para se fazer essa cirurgia. Em geral, é um método de escolha para mulheres que têm as mamas pendulares e se incomodam verdadeiramente com essa característica.

A razão para os “seios caídos” é normalmente devido ao processo natural de envelhecimento, quando a pele vai perdendo elasticidade.

Além disso, uma indicação forte é quando a mulher já passou pela gestação e amamentação. Isso porque, caso realize a cirurgia e depois passe pela amamentação, existem maiores riscos dos resultados serem perdidos.

Pós-operatório e cicatrização

A recuperação após a mastopexia varia de pessoa para pessoa, mas em geral, as pacientes podem esperar inchaço, hematomas e alguma dor nos primeiros dias.

Assim, para uma boa recuperação, geralmente o médico cirurgião orienta o uso de analgésico, o uso de sutiã cirúrgico e também a limitação de atividades físicas  nos primeiros dias.

Outra dica desse guia completo sobre mastopexia é que também faz parte do período pós-operatório ir nas consultas de acompanhamento, a fim de verificar como está a cicatrização e a recuperação.

Possíveis riscos e complicações

Como qualquer procedimento cirúrgico, o lifting das mamas também envolve possíveis riscos e complicações. Nesse contexto, os mais comuns que podem ocorrer são a infecção do local da cirurgia, a má cicatrização, alterações na sensibilidade do mamilo e assimetria dos seios.

Dessa forma, além de ser essencial discutir esses riscos com o cirurgião durante a consulta inicial, também é importante entender que cada uma dessas complicações pode ter seus riscos reduzidos se a avaliação médica for bem feita, se a cirurgia for feita com cuidado adequado e se a paciente seguir os cuidados pós-operatórios.

Expectativas realistas com o resultado

Vale ressaltar também que é fundamental alinhar suas expectativas antes da cirurgia. Tire suas dúvidas com o cirurgião sobre o que é possível esperar do procedimento. Dessa forma, você entrará nesse processo sabendo se tudo é como você deseja de verdade.

Guia completo sobre mastopexia: onde fazer?

Antes de decidir pela mastopexia, é crucial agendar uma consulta inicial com um cirurgião plástico qualificado. Durante essa consulta, o médico avaliará sua condição física, discutirá suas metas estéticas e explicará o procedimento em detalhes.

Em Belo Horizonte, você pode agendar um atendimento com o Dr. Frederico Vasconcelos.

Ele é um dos profissionais mais conceituados em Cirurgia Plástica de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e pode te ajudar a esclarecer as dúvidas que ainda restaram após esse guia completo sobre mastopexia.