Implante de Silicone, Gravidez e Amamentação
Os implantes de mama (silicone) são cada vez mais comuns entre as brasileiras. No entanto, muitas mulheres, antes e após a cirurgia, têm se perguntado se as próteses mamárias irão interferir em sua gravidez no futuro. Felizmente, o procedimento de aumento de mama não prejudica a capacidade de uma mulher engravidar ou manter uma gravidez saudável. Por outro lado, algumas mulheres que já tiveram filhos se sentem infelizes com o efeito que a gravidez e a amamentação trouxeram sobre os seios. Para atendê-las, as próteses de silicone podem restaurar de maneira segura a forma e o volume dos seios, melhorando a aparência indesejada pós-gravidez de uma paciente.
Quem coloca próteses de silicone pode amamentar?
As mulheres com implantes de mama são capazes de amamentar, mas isto pode depender da forma como a cirurgia de implante foi realizada. Ou seja, se o corte cirúrgico foi feito sob a dobra da mama ou através da axila, não haverá qualquer problema com a amamentação, uma vez que os implantes podem ser inseridos sem danificar os dutos de leite ou nervos. Mas, algumas mulheres preferem que o implante seja feito pela aréola, principalmente quando a prótese é pequena. Esse procedimento pode dificultar um pouco a amamentação, uma vez que alguns canais de leite e nervos precisam ser cortados durante o procedimento. Seja qual for o procedimento cirúrgico, se uma mulher com implantes mamários planeja amamentar, ela deve conversar com o médico a respeito antes da cirurgia.
As próteses de silicone prejudicam o leite?
A ansiedade das mulheres em acreditar que seus implantes mamários podem de alguma forma ser prejudiciais para o bebê é uma preocupação normal. Mas, felizmente, estudos têm mostrado que é altamente improvável que as moléculas de silicone vazem de um implante e entrem em dutos de leite. Além disso, o silicone é feito de uma solução salina ou soro fisiológico, que tem a mesma concentração de sal presente no corpo. Assim, a prótese apresenta um risco muito baixo de dano à saúde e não oferece prejuízos ao leite. Mesmo não havendo nenhum risco para a saúde do bebê, se você está pensando em colocar próteses de silicone, você deve considerar esperar dois meses ou mais para amamentar. Por isso e imprescindível se programar, caso queira ter filhos e colocar próteses em um curto período de tempo.