Mamoplastia redutora: indicação, benefícios e recuperação
Engana-se quem pensa que um cirurgião plástico é procurado somente quando a mulher quer aumentar o tamanho dos seios.
A cirurgia de redução de mamas, conhecida como mamoplastia redutora, tem uma demanda altíssima, já que muitas mulheres se sentem incomodadas com o tamanho avantajado das mamas e querem corrigi-lo.
Mas será que a necessidade é apenas estética? Descubra, agora, tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia e quando esse procedimento é indicado.
Para quem é indicado à cirurgia
Nem sempre o paciente apresenta grau de insatisfação com o tamanho dos seios, mas se o peso coloca em risco a sua coluna, o médico poderá indicar a redução das mamas como alternativa.
Por mais que os ganhos na aparência sejam um fator importante, eles nem sempre são os únicos motivos que levam a paciente a optar pelo procedimento.
É comum a mulher sentir dores no pescoço e nos ombros, proveniente do sobrepeso mamário.
Mamas grandes são pesadas, podendo trazer sérios problemas para a coluna e as costas, devido ao seu excesso de volume, que curva o corpo e atrapalha a postura.
O que é preciso para realizar uma mamoplastia redutora?
O primeiro requisito é que os seios tenham se desenvolvido totalmente. Geralmente isso acontece cerca de três anos após a primeira menstruação.
A estabilização do peso também é necessária, pois alterações superiores a três quilos podem prejudicar o resultado final.
Além destas exigências, será feita uma avaliação geral da saúde da paciente, incluindo uma bateria padrão de exames e entrevista que visa entender os motivos que o estão fazendo buscar o procedimento, bem como discutir como será a intervenção na mama, baseada na experiência do cirurgião.
Principais benefícios à saúde da mulher:
- Melhora nas dores nas costas, pescoço e ombros, devido à diminuição do peso das mamas.
- Melhora na postura, possibilitando ganhos nas atividades físicas e nas relações sociais.
- Melhora na saúde da pele abaixo dos seios, que passa a ser mais arejada e facilmente higienizada, evitando irritações.
- Melhora na autoestima, por realizar um procedimento estético que faz a mulher se sentir mais confiante e livre em seu cotidiano.
Recuperação pós-mamoplastia
A mamoplastia é um procedimento que dura, em média, de 3 a 4 horas. A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral ou peridural, e essa decisão vai depender da avaliação da equipe médica.
O uso de um sutiã pós-cirúrgico também é recomendado. Após duas semanas já é possível voltar às atividades habituais, como dirigir ou trabalhar. Já os exercícios físicos geralmente são liberados após 60 dias.
Para uma boa cicatrização, é fundamental que a paciente siga estritamente as orientações sobre repouso pós-cirúrgico.
Por mais que não impeça, manter uma rotina saudável ajudará para que tanto o pré, quanto o pós-operatório ocorram de forma tranquila e sem complicações.
Evitar cigarros e ingestão de bebidas alcoólicas nesses períodos auxilia a manter longe as complicações e ter um período cirúrgico sem problemas.
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre a mamoplastia redutora e os benefícios que ela traz para saúde e estética.
Se você ainda tem dúvidas sobre a mamoplastia redutora e deseja saber mais sobre outras cirurgias plásticas, entre em contato agora mesmo através dos telefones: 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665, nossa equipe de cirurgiões terá prazer em lhe atender!