Mentoplastia – A cirurgia do queixo
Pessoas que estão totalmente satisfeitas com seu corpo não são encontradas tão facilmente. Algumas delas podem se incomodar com o formato do queixo. Deformidades nesta região podem surgir por diversos motivos. O fato chega a deixar o indivíduo com baixa autoestima. Para contornar o problema, o procedimento chamado mentoplastia pode ser feito. Como em toda cirurgia, nesta também há riscos, mas eles são muito pequenos quando se escolhe um bom cirurgião. Esta cirurgia é considerada simples, então não há o que temer.
A operação
A anestesia utilizada na mentoplastia pode ser local (com ou sem sedação) ou geral. Ela pode ser feita com um pequeno implante de silicone, com a manipulação do osso da maxila ou com o uso de Porex. No caso do silicone, o implante pode ser moldado pelo próprio cirurgião ou utilizar um pré-moldado. Em todos eles, geralmente é feita uma incisão na parte interna da boca para que seja possível modificar o formato do queixo. É possível ainda associa-la com alguma outra cirurgia, como a rinoplastia, que serve para mudar o tamanho e o formato do nariz. Se o paciente possuir um dente inflamado é recomendado que tratasse antes mesmo de ir ao cirurgião.
Pós-operatório
A melhora na autoestima pode ser percebida com o sucesso da mentoplastia. Os resultados duram muito tempo, ou seja, não é necessário realizar outro procedimento se tudo ocorrer bem. Contudo, como são implantes, uma revisão e uma possível substituição podem ocorrer após alguns anos. Não há muita dor no pós-operatório e quando há, ela pode ser contornada com analgésicos. Normalmente é colocado um curativo na área externa, garantindo uma melhor recuperação. Em muitos casos, o repouso é feito por somente um dia, podendo o paciente voltar às suas atividades cotidianas rapidamente. As características individuais são preservadas, porém com um equilíbrio maior no rosto.