O QUE ESPERAR DA LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração se tornou um procedimento da cirurgia plástica bastante popular no Brasil. Há um entendimento que a técnica promove uma remoção de gordura e remodelagem do corpo. Em tese é isso mesmo o que ocorre. No entanto, isso não significa que o paciente obeso irá se deitar sobre a mesa de cirurgia e dentro de algumas horas sairá sem nenhuma gota de gordura e com a silhueta de uma top model ou de atleta olímpico. Na verdade a perda de massa é insignificante para um paciente que tenha em mente a redução de peso. Mais especificamente, a lipoaspiração é um procedimento que visa a remoção da gordura localizada em determinadas regiões em que o excesso de tecido adiposo resulta em formas incômodas aos paciente, como na região abdominal, em determinadas partes das pernas e até mesmo nas costas.
Modernização da técnica
Em geral, essas remoções são procedidas em locais de difícil queima e mesmo que o paciente pratique atividades físicas ainda sim elas persistem. Hoje, a técnica se modernizou bastante, assim como os equipamentos utilizados no procedimento. A aparelhagem constitui basicamente em um bastão que inserido sob a pele, por onde a gordura é sugada por uma máquina a vácuo. Com o passar dos anos os equipamentos se tornaram mais eficazes, que os tornaram menos invasivos e dolorosos. Para se ter uma ideia, a cânula, que é o tubo inserido para extrair o tecido, que já teve a espessura de um dedo, hoje têm menos de 3 milímetros de diâmetro. Os modelos atuais são tão finos, que mal se pode perceber as cicatrizes na pele.
Segurança
Em termos de segurança, o procedimento obedece rígidas normas em todos os estágios do procedimento, desde a sedação até a conclusão da lipoaspiração. Mesmo assim, nunca é demais pesquisar as credencias, qualificação, experiência e histórico do cirurgião plástico, para ter certeza de estará entregando sua saúde em boas mãos. E lembre-se, lipoaspiração não é técnica de emagrecimento e sim remodelagem de certas regiões do corpo.