Otoplastia: qual a melhor idade para a cirurgia?
As orelhas são uma daquelas características que não recebem muita atenção – a menos que se destaquem do resto das características faciais.
Quando as orelhas se tornam um ponto focal, pode levar a dor e constrangimento significativos, mesmo em crianças muito pequenas.
A boa notícia é que há um procedimento cirúrgico relativamente simples que pode alcançar simetria e equilíbrio nos ouvidos. Otoplastia.
Este procedimento é um dos poucos procedimentos de cirurgia plástica que podem ser realizados e é até recomendado para algumas crianças.
Você sabe o que é otoplastia
A otoplastia é um procedimento de cirurgia plástica que aborda especificamente o tamanho, forma ou posicionamento das orelhas.
Este procedimento é mais comumente recomendado para pacientes que têm orelhas que se destacam visivelmente, levando a constrangimento significativo para o indivíduo.
Ele também pode ser adaptado para abordar outras preocupações que afetam a aparência do ouvido.
Quando a otoplastia pode ser recomendada
A otoplastia pode ser recomendada para as seguintes preocupações:
- orelhas que se projetam dos lados da cabeça “orelhas de abano”;
- orelhas que se dobram em cima (orelhas lopadas);
- orelhas assimétricas (tamanhos diferentes, formas diferentes);
- orelhas excessivamente grandes em proporção a outras características faciais;
- orelhas que precisam de reparo devido a ferimentos ou defeitos congênitos.
A remodelação da orelha também pode ser feita nos lóbulos das orelhas, muitas vezes para reparar buracos excessivos devido a medidores ou rasgos de outros tipos de piercing.
No entanto, este tipo de cirurgia é geralmente realizado em adultos, em vez de pacientes mais jovens.
Escolhendo otoplastia para crianças
Crianças com orelhas salientes são frequentemente submetidas a provocações e intimidações por outras crianças.
Estudos mostraram que as crianças podem sofrer consequências de longo alcance como resultado desse comportamento, incluindo perda de autoestima, desafios sociais e até mesmo desempenho acadêmico fraco.
“Como os problemas geralmente começam quando a criança começa a escola, os pais podem considerar a cirurgia de otoplastia antes do primeiro dia”.
A cirurgia é um procedimento relativamente simples e seguro que pode ser realizado em qualquer idade, uma vez que as orelhas estejam completamente maduras.
No entanto, não há limite para quando essa cirurgia pode ser realizada, e mesmo os adultos podem colher os benefícios da otoplastia se nunca consideraram a remodelação da orelha antes.
Mas, será que o seu filho está pronto para fazer a cirurgia?
Bom, se você está preocupado se seu filho está pronto para realizar a cirurgia de otoplastia, considere se seu filho é capaz de entender e quer o procedimento.
A criança deve ser capaz de seguir instruções básicas, incluindo aquelas que serão dadas durante o processo de recuperação.
A otoplastia é tipicamente realizada sob anestesia local e sedação, podendo ser geral a critério do anestesista e do cliente.
Quando a criança é de baixa idade e se apresenta muito agitada ou ansiosa pela cirurgia, recomendamos a anestesia geral, a fim de conseguir-se a devida imobilização do paciente.
Há pouco desconforto após a fixação da orelha e a maioria das crianças volta à escola dentro de uma semana após o procedimento.
Se você ou seu filho estão insatisfeitos com a aparência das suas orelhas, as soluções estão disponíveis.
Para saber se a otoplastia é a escolha certa para você, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e marque uma consulta com o nosso especialista. 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665.