Outubro Rosa – Você sabe como fazer o autoexame de toque?
Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Todas as empresas em redes sociais e unidades físicas têm feito algo que possa lembrar à população da importância de identificar a doença o quanto antes para o tratamento, e um dos métodos mais indicados é o autoexame de toque.
Por meio do autoexame é possível identificar a presença de nódulos, e isso é fundamental para dar início aos exames médicos de constatação e posterior tratamento.
Aprenda a fazer o autoexame:
Passo 1: Comece olhando para seus seios no espelho com os ombros retos e os braços nos quadris.
Você deve procurar:
- Seios que são do seu tamanho habitual, forma e cor;
- Seios sem distorção visível ou inchaço.
Se você ver qualquer uma das seguintes alterações, deve levá-las ao conhecimento do seu médico:
- Ondulações, pontas ou afundamento da pele;
- Um mamilo que mudou de posição ou está invertido (empurrado para dentro em vez de para fora);
- Vermelhidão, dor, erupção cutânea ou inchaço;
Passo 2: Agora, levante os braços e olhe para as mesmas alterações.
Passo 3: Enquanto você está no espelho, olhe para todos os sinais de fluido que sai de um ou ambos os mamilos (este poderia ser um líquido leitoso ou sangue amarelo aguado).
Passo 4: Em seguida, sinta seus seios enquanto está em pé, usando sua mão direita para sentir o seu seio esquerdo e, em seguida, sua mão esquerda para sentir o seu seio direito. Faça um toque suave com as pontas dos dedos de sua mão, mantendo os dedos esticados e juntos. Use um movimento circular, aproximadamente do tamanho de um quarto do seio. Faça isso em toda mama de cima para baixo, para os lados – de sua clavícula até o topo do seu abdômen, e de sua axila até o seu decote.
Siga um padrão para ter certeza de que você está tocando em toda a mama. Você pode começar no mamilo, movendo-se em círculos cada vez maiores até chegar à borda externa da mama. Você também pode mover os dedos para cima e para baixo verticalmente, em fileiras. Certifique-se de sentir todo o tecido da frente e da parte de trás dos seus seios: para a pele e tecido maiores, use uma leve pressão. Quando você chegar ao tecido profundo, você deve ser capaz de sentir a sua caixa torácica.
Passo 5: Finalmente, sinta seus seios enquanto você estiver em pé ou sentada. Muitas mulheres acham que a maneira mais fácil de sentir seus seios é quando a pele está molhada e escorregadia, por isso elas gostam de fazer este passo no chuveiro. Use os mesmos movimentos da mão descritos no passo 4.
Fazer o autoexame é muito simples, e pode salvar uma vida. Por isso, conscientize-se, toque-se.