Prótese peitoral em homens
Alguns homens possuem mais dificuldade de desenvolver seus peitorais com os exercícios contínuos de musculação e existem alguns métodos que podem ajudar.
Para alguns pacientes com malformações, esses métodos listados abaixo, ajudam a restaurar a simetria do tórax.
Lipofilling
Este método envolve a remoção de lipossucção de gordura de áreas onde há excesso de gordura e, em seguida, é injetando na área que requer volume. Esse procedimento é realizado sob anestesia geral.
A vantagem dessa técnica é a característica natural e definitiva das injeções de gordura. O resultado é permanente após a conclusão da fase de redução parcial. No entanto, o volume de gordura enxertada irá flutuar com qualquer mudança significativa de peso.
Além do aumento do volume dos músculos peitorais devido à gordura injetada, os pacientes são encorajados a se exercitar após a operação para se beneficiarem dos fatores de crescimento naturais encontrados na gordura injetada.
Esses fatores de crescimento realmente facilitam o desenvolvimento do volume muscular.
Injeções de ácido hialurônico
Ao contrário de outras técnicas utilizadas em ampliações peitorais, injeções de ácido hialurônico ocorrem no consultório médico. Portanto, este método é a maneira mais fácil de aumentar o volume do peito.
No entanto, a natureza absorvível do produto exige que as sessões sejam repetidas a cada 12 meses para manter os resultados. Isso representa um custo significativo que pode acabar sendo maior que o custo da cirurgia.
O resultado também é muito natural e o volume pode ser ajustado de acordo com os desejos do paciente durante o tratamento.
Implantes peitorais
Os implantes utilizados são especialmente projetados para aumentar o tamanho do tórax. Eles são preenchidos com um gel de silicone mais firme do que aqueles usados para implantes mamários.
Este é o método de escolha para pacientes que não têm reservas de gordura para uma lipomodelação, mas que desejam beneficiar de um aumento permanente dos peitorais.
Procedimentos
O implante de silicone é realizado sob anestesia geral e pode durar até 1 hora e meia.
A incisão axilar é semelhante à usada para inserir implantes mamários através da axila para mulheres e medidas entre 5 a 7 cm.
Cada implante é colocado sob o músculo peitoral. Nenhum dreno é inserido. A hospitalização dura em média 24 horas.
Resultado
O resultado é visível logo após o procedimento. A cicatriz vertical está escondida na axila.
Efeitos pós-operatórios
Os efeitos posteriores são uma sensação de pressão dolorosa nos primeiros dias. Em todos os casos, o tratamento analgésico adaptado à intensidade da dor será prescrito.
Edema (inchaço), equimose (contusões) e um obstáculo para elevar os braços são frequentes nos estágios iniciais.
Os pontos são retirados após cerca de 14 dias e o paciente pode voltar a ter uma rotina normal – sem exercícios físicos.
Exercícios leves são permitidos apenas após 30 dias do procedimento e os exercícios para braços só podem ser realizados após dois meses.
Utiliza-se, ainda, um colete pós-cirúrgico para evitar que a prótese saia do lugar por cerca de 12 horas diárias.
Risco de complicações
Tal como acontece com a cirurgia, várias complicações podem ocorrer. Mas a probabilidade dessas complicações é reduzida nas mãos de um cirurgião plástico qualificado e na presença de um anestesista competente.
A disciplina do paciente às instruções dadas pelo cirurgião também é essencial e inclui:
- parar de fumar 1 mês antes e depois do procedimento;
- não tomar aspirina por 10 dias antes e após o procedimento (risco reduzido de hematoma).
Complicações raras que podem ocorrer incluem, mas não se limitam a, risco de hematoma, infecção, seroma e cicatrização.
No caso de uma complicação, medidas apropriadas serão tomadas.
Os resultados definitivos aparecem em torno de seis meses após o implante de próteses peitorais, quando a pele está devidamente cicatrizada e não há mais riscos de problema na área operada.