Quais os riscos de uma cirurgia nas pálpebras?

Entenda alguns detalhes importantes sobre a blefaroplastia e saiba quais os riscos de uma cirurgia nas pálpebras

Você conhece os possíveis riscos de uma cirurgia nas pálpebras? A blefaroplastia é uma das tendências em cirurgia plástica para 2024. Essa intervenção visa corrigir o excesso de pele e gordura nas pálpebras, proporcionando um olhar mais jovem e rejuvenescido.

Desde a invenção da blefaroplastia, muitas inovações e reformulações na técnica cirúrgica surgiram a fim de aprimorar ainda mais a operação e proporcionar resultados ainda mais satisfatórios e naturais.

Apesar de ser um procedimento muito seguro quando realizado com um profissional capacitado, existem alguns riscos de uma cirurgia nas pálpebras que são inerentes ao procedimento  que merecem atenção e consideração antes de se tomar a decisão de passar pela operação.

Por isso, é fundamental abordarmos esse tópico para esclarecer possíveis dúvidas e fornecer informações cruciais que podem te auxiliar a tomar uma decisão mais consciente sobre a operação.

Principais riscos de uma cirurgia nas pálpebras

Mesmo sendo uma excelente opção para aquelas pessoas que desejam rejuvenescer o olhar, os riscos de uma cirurgia nas pálpebras devem ser levados em conta, sendo que os principais são:

1. Complicações anestésicas

A blefaroplastia, como qualquer procedimento cirúrgico, envolve o uso de anestesia. Dessa forma, complicações relacionadas à anestesia podem ocorrer, embora sejam raras.

Reações alérgicas, problemas respiratórios e complicações cardíacas são alguns exemplos de eventos adversos que podem ocorrer durante ou após a administração da anestesia.

Por isso, é crucial discutir detalhadamente o histórico médico com o anestesista na consulta pré-anestésica com o objetivo de minimizar esses possíveis riscos de uma cirurgia nas pálpebras.

2. Hematomas e edemas

Após a blefaroplastia, é comum ocorrerem hematomas (equimoses) e inchaços (edemas). Embora esses efeitos sejam temporários e parte natural do processo de cicatrização, em alguns casos, podem persistir por mais tempo do que o esperado.

3. Quais os riscos de uma cirurgia nas pálpebras: Infecção

Qualquer intervenção cirúrgica apresenta um potencial de evoluir com infecção. Mesmo seguindo os protocolos de esterilização e higiene rigorosos, é possível que bactérias entrem no local da incisão, levando a infecções.

Para minimizar riscos de uma cirurgia nas pálpebras, antibióticos profiláticos podem ser prescritos. Mas vale destacar que a vigilância pós-operatória é essencial para detectar precocemente qualquer sinal de infecção.

4. Assimetria e resultados insatisfatórios

A blefaroplastia é uma arte delicada e o resultado final pode variar de paciente para paciente. Devido a isso, assimetrias nas pálpebras ou resultados insatisfatórios podem ocorrer, sendo um dos riscos de uma cirurgia nas pálpebras mais temidos pelos pacientes.

Nesse sentido, é crucial discutir as expectativas realistas com o cirurgião antes do procedimento e entender que a perfeição absoluta pode não ser alcançada. Além disso, é válido reforçar também que caso ocorra alguma assimetria após o procedimento, cirurgias adicionais são opções terapêuticas que podem solucionar o problema.

Além disso, uma dica muito importante é escolher bem o profissional que irá realizar a operação. Afinal, quanto mais experiente for o médico, menores são as complicações cirúrgicas.

5. Cicatrização anormal

A formação de cicatrizes é uma parte inevitável de qualquer intervenção cirúrgica. Em alguns casos, a cicatrização pode ser anormal, resultando em cicatrizes hipertróficas ou queloides. A genética do paciente desempenha um papel importante na resposta à cicatrização, e o cirurgião pode adotar técnicas específicas para minimizar esse risco.

6. Problemas de visão

Complicações visuais, embora extremamente raras, são uma das possíveis complicações da blefaroplastia. Lesões nos nervos ópticos ou distúrbios na produção de lágrimas podem afetar a visão. Por isso, mais uma vez reforçamos que a escolha de um cirurgião experiente é crucial para reduzir a chance de complicações.

Como reduzir os riscos de uma cirurgia nas pálpebras?

Embora a blefaroplastia seja geralmente considerada segura, é essencial que os pacientes compreendam os riscos de uma cirurgia nas pálpebras e estejam preparados para enfrentar possíveis complicações.

A dica mais importante para diminuir a chance de complicações é de fato a escolha do médico! Escolher um cirurgião qualificado, discutir abertamente as expectativas e seguir cuidadosamente as instruções pós-operatórias são passos cruciais para minimizar riscos e maximizar os resultados desejados.

Dessa forma, antes de decidir pela blefaroplastia os pacientes devem realizar uma pesquisa aprofundada, consultar profissionais qualificados e considerar alternativas menos invasivas.

Para saber mais sobre a blefaroplastia e tirar outras dúvidas acerca dos possíveis riscos de uma cirurgia nas pálpebras, agende uma consulta com o Dr. Frederico!