Quanto tempo leva a formação de um Cirurgião Plástico?
A cirurgia plástica, definitivamente, faz parte da vida dos brasileiros.
Muitas são feitas no inverno, período em que também surgem anúncios banalizando essa área da medicina, sugerindo tratamentos rápidos, sem embasamento científico, por pessoas sem qualificação.
Vale lembrar que, a cirurgia plástica é mais uma entre tantas escolhas importantes em nossa vida. “Por isso se você deseja fazer uma plástica, comece pela escolha certa do seu profissional”.
Procure sempre um cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou pelo Conselho Regional de Medicina.
Veja outras informações:
A formação de um cirurgião plástico
Para se tornar especialista em cirurgia plástica são necessários pelo menos 12 anos de estudos, que se dividem da seguinte forma:
- 6 anos de graduação em Medicina;
- 3 anos de residência em Cirurgia Geral:aqui o médico irá desenvolver uma visão ampla sobre o corpo humano e sua anatomia, praticando as mais variadas técnicas de cirurgia e acompanhando os seus pacientes no pós-operatório;
- 3 anos de residência em Cirurgia Plástica:em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Como saber se o cirurgião plástico é especialista?
Para saber se o médico tem título de especialista, a pessoa pode recorrer ao site da SBCP e fazer a consulta pelo nome do cirurgião.
Além de fazer o curso de Medicina, que dura seis anos, é preciso fazer residência em Cirurgia Geral, para aprimorar as técnicas e obter o título de cirurgião.
Só então o médico poderá fazer a especialização em Cirurgia Plástica, que dura três anos. A residência precisa ser realizada em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além do longo período de estudos, o profissional passa por um exame de qualificação teórico e prático conduzido pela SBCP, para obter o certificado de especialista, e manter uma educação continuada.
Por que devo escolher um cirurgião plástico especializado?
A Cirurgia plástica envolve muitas escolhas. A primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar.
Escolhendo um cirurgião membro da SBCP assegura que você selecionou um médico que:
- Completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três deles em cirurgia plástica.
- Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica.
- Está submetido a um código estrito de ética.
- Apenas opera em instalações médicas credenciadas.
Além da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de membro da SBCP insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica.
Redes sociais não podem ser um norte
Milhões de brasileiros pesquisam informações sobre saúde no Google e, com tamanha demanda, é natural que muitos profissionais utilizem a internet e as redes sociais para se comunicarem com os pacientes.
O problema é que muitas vezes essa comunicação fere o código de ética médica.
Em uma busca rápida no Instagram, é possível encontrar imagens de antes e depois de procedimentos estéticos e cirurgias.
Essa divulgação, no entanto, é proibida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O objetivo da resolução do CFM é preservar a integridade do paciente, coibir o sensacionalismo e a autopromoção.
Quando essa é a única forma de um cirurgião plástico comprovar sua experiência, os especialistas recomendam que os pacientes desconfiem.
A formação de um cirurgião plástico de alta qualidade sempre foi a nossa preocupação. Por isso, estamos sempre em constante capacitação para atender nossos clientes da melhor forma possível.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta aqui.