Rinoplastia: cirurgia plástica que remodela o nariz

RinoplastiaA rinoplastia é um procedimento cirúrgico bastante simples para melhorar a estrutura e a forma do nariz. É também uma cirurgia praticamente sem dor devido aos anestésicos utilizados.

Na maior parte, a lógica por trás de optar por tal procedimento pode ser colocada em duas categorias principais:

• para corrigir problemas respiratórios devido a imperfeições nasais;
  • para melhorar significativamente a aparência visual do nariz.

No entanto, na postagem de hoje, vamos dar uma olhada mais de perto na reformulação do nariz feita por razões puramente estéticas.

Os passos do procedimento de rinoplastia

Existem seis etapas específicas que geralmente acompanham um procedimento de rinoplastia:

Administrar anestésicos – Quando a cirurgia começar, você receberá anestesia local ou geral. O primeiro adormece sua região nasal, enquanto o segundo o coloca em um estado de sono profundo. Seu cirurgião plástico irá ajudá-lo a decidir qual opção é melhor para você.

Incisão da rinoplastia – Existem dois métodos aqui – aberto ou fechado. Aberto significa que o cirurgião plástico faz uma incisão entre as narinas. O fechado é uma incisão feita dentro do nariz e é usado principalmente para fazer pequenos ajustes na forma e na estrutura do nariz.

Reajustando e remodelando – Esta fase da cirurgia se concentra em alcançar a forma e o formato desejados do seu nariz. Nos casos em que o nariz tem que diminuir de tamanho, o cirurgião pode retirar parte da cartilagem extra ou mesmo do tecido ósseo.

Ajustes do septo – Se o seu centro nasal estiver desligado ou se estiver torto, o médico poderá endireitá-lo e até mesmo diminuir as protuberâncias dentro do nariz, para que você possa respirar com mais facilidade.

Selagem da incisão – Depois que o cirurgião é feito esculpindo e remodelando o nariz, ele vai puxar o tecido remanescente (e a pele) através de raspagem e então ele vai fechar as incisões. Alternativamente, o médico pode adicionar mais incisões nas narinas para reformulá-las ainda mais.

Quanto tempo levará para ver meu resultado final?

Várias fases são características do pós-operatório do nariz:

Numa 1ª fase, apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo e que tende a se normalizar em torno do 6º mês.

Existem pacientes que atingem o resultado definitivo da rinoplastia um pouco antes, bem como outros que ultrapassam esse período.

A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Há algum risco de rinoplastia?

Existem riscos conhecidos de cirurgia de rinoplastia que você pode esperar:

• cicatrizes;
  • infecção;
  • inchaço;
  • dormência;
  • respiração prejudicada;
  • riscos associados à anestesia.

Exames necessários para a rinoplastia

Além dos exames necessários antes de qualquer procedimento cirúrgico (exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma), o médico pode pedir algum exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal.

Nos casos em que estão associadas cirurgias funcionais, como a correção do septo nasal, serão necessários: raio-x da face e nasofibroscopia.

Posição ao dormir

Nos primeiros cinco a sete dias após a cirurgia é recomendado que o paciente mantenha-se com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros, durante o sono.

Nesse período também deve ser evitado dormir de lado e de bruços, situações em que o nariz pode se chocar contra o travesseiro, causando dor e inflamação.

Se você ainda está procurando respostas sobre a cirurgia de rinoplastia, ligue para 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665 e marque uma consulta agora!