Segurança do paciente: fatores de estilo de vida
Há muitos fatores que podem determinar quem é ou não é um bom candidato para um procedimento de cirurgia plástica. Alguns destes fatores incluem limitações específicas de saúde e físicas, bem como condições ou considerações psicológicas. Um dos fatores mais influentes, no entanto, pode estar relacionado com o estilo de vida do paciente em questão.
Organizações como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética estão ativamente envolvidas na educação do paciente, com o objetivo de informar sobre como suas escolhas de estilo de vida pode afetar a sua segurança durante um procedimento cirúrgico, bem como os seus resultados depois da realização da cirurgia plástica. Os membros da organização rotineiramente aconselham os pacientes a adotarem hábitos de promoção da saúde em suas vidas diárias, tanto antes como depois de suas cirurgias programadas.
É claro, parece óbvio que certas condições médicas sérias fariam da cirurgia plástica desaconselhável para um pequeno número de pacientes. Além disso, também não é incomum para um cirurgião qualificado se recusar ou adiar a cirurgia a ser realiza em um indivíduo que está com sobrepeso ou que fuma.
Alguns dos fatores de estilo de vida que o cirurgião pode querer discutir com você na sua consulta podem incluir:
- Seu peso atual;
- História de alterações excessivas de peso;
- Hábitos alimentares;
- Vitaminas e suplementos à base de plantas;
- Hábitos de exercício (frequência e tipo);
- Fumo (este é um grande problema, uma vez que afeta a cura);
- Exposição ao fumo passivo o consumo de álcool;
- Uso de drogas (incluindo medicamentos de prescrição);
- Exposição ao sol;
- Padrões de sono;
- Nível de estresse e mecanismos de enfrentamento;
Ninguém gosta ser informado de que precisa de atenções especiais para ter a cirurgia plástica que sempre sonhou. No entanto, um bom cirurgião está mais preocupado com a sua segurança e com a realização do melhor resultado possível.
Faça o que fizer, não minta para o cirurgião ou omita fatos que você teme não tornarem possível a realização de um determinado procedimento. As diretrizes estão lá por uma razão: para protegê-lo. Além disso, quem sabe esse não é um bom motivo para motivá-lo a parar de fumar ou começar a se exercitar?