Transplantes capilar: o que esperar

transplante-capilarA queda de cabelo é causada, principalmente, pela combinação de envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar de calvície.

Como regra geral, quanto mais cedo se inicia a queda capilar, mais severa a calvície se tornará. A queda de cabelo também pode ser causada por queimaduras ou trauma, caso em que a cirurgia de transplante capilar é considerada um tratamento reconstrutor.

Se ficar careca realmente incomoda você, o procedimento de transplante capilar pode ser uma maneira de se sentir mais confiante em sua aparência. Mas primeiro converse com seu médico sobre o que você pode esperar durante e após a cirurgia.

O que é um transplante capilar?

Transplante capilar é um tipo de cirurgia que move o cabelo que você já tem para preencher uma área com cabelo fino ou sem cabelo.

O método de transplante com “micro e minigrafts” é eficiente e traz resultados satisfatórios. São confeccionados enxertos de várias formas, desde aqueles com um fio até com 3 a 4 fios cada enxerto.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, ou mesmo a geral (casos específicos recomendados pela equipe médica), e a duração é variável de acordo com a área glabra a ser reparada.

Em geral, a cirurgia dura cerca de 4 a 5 horas, afora o tempo de preparação e recuperação pós-anestésica. Geralmente é realizada em caráter ambulatorial, podendo o paciente receber alta hospitalar no mesmo dia.

Retira-se uma fita de couro cabeludo da região posterior da cabeça, podendo ir de uma orelha à outra. A área doadora é suturada (fechada com pontos) e, então, inicia-se a separação dos fios a serem transplantados.

De acordo com uma marcação feita, previamente combinada com o paciente, os fios vão sendo introduzidos na área calva com a ajuda de agulhas ou lâminas especiais.

Expectativas e Recuperação

Após a cirurgia, o couro cabeludo pode ficar muito sensível. Você pode precisar tomar analgésicos por vários dias. Seu cirurgião fará com que você use bandagens no couro cabeludo por pelo menos um dia ou dois.

Ele também pode prescrever um antibiótico ou um anti-inflamatório para você tomar por vários dias. A maioria das pessoas consegue voltar ao trabalho 2 a 5 dias após a operação.

Dentro de 2 a 3 semanas após a cirurgia, o cabelo transplantado vai cair, mas você deve começar a notar um novo crescimento dentro de alguns meses. A maioria das pessoas verá 60% de crescimento de novos cabelos após 6 a 9 meses.

Riscos e Custos do Tratamento

O preço de um transplante capilar dependerá em grande parte da quantidade de cabelo que você está movendo.

Como em qualquer tipo de cirurgia, os transplantes capilares apresentam alguns riscos, incluindo sangramento e infecção. Há também a chance de cicatrizes e um novo crescimento de cabelo de aparência não natural.

Na época em que novas madeixas começam a crescer, algumas pessoas têm inflamação ou uma infecção dos folículos pilosos, chamada foliculite.

Antibióticos e compressas podem aliviar o problema. Também é possível perder de repente parte do cabelo original na área em que você adquiriu os novos fios, chamados perda de choque. Mas na maioria das vezes, não é permanente.

Converse com seu médico sobre esses riscos e quanta melhora você provavelmente obterá com a cirurgia. Ele pode ajudá-lo a decidir se é uma boa opção para você.

Agende uma avaliação na nossa clínica com os nossos profissionais. Clique aqui!