Trombose após cirurgia plástica: como prevenir?

trombose_pernas

Ter trombose após cirurgia plástica embora não seja tão comum, é algo que pode acontecer.

Ainda mais se o procedimento for abdominoplastia, lipoescultura, lipoaspiração ou mamoplastia.

No entanto, qualquer tipo de cirurgia pode provocar uma trombose e não apenas uma intervenção plástica.

Por isso, é importante que o paciente se informe sobre os riscos de se

desenvolver esse tipo de problema.

Afinal, ele pode trazer complicações graves para a saúde.

Mais adiante, você verá as formas de prevenir uma trombose no período pós-operatório.

Acompanhe!

O que é trombose?

A trombose é a formação de trombos (coágulos) sanguíneos em uma ou mais veias dos membros inferiores.

Os trombos podem causar a obstrução da circulação venosa.

Quando eles obstruem as veias das pernas, acarretam a chamada Trombose Venosa Profunda.

Já se os coágulos entrarem na corrente sanguínea, eles causarão uma embolia.

Nesse caso, eles podem chegar até o cérebro, pulmões e coração, desencadeando danos sérios.

O que pode causar a trombose após cirurgia plástica?

A princípio, muitas pessoas que pretendem realizar um procedimento estético invasivo, têm medo de desenvolver trombose após cirurgia plástica.

Embora a doença possa se manifestar por conta do repouso e imobilidade do paciente, também há outros fatores de risco que podem aumentar as chances de trombose.

Por isso, o paciente deve ficar atento e seguir todas as orientações do médico durante o pré-operatório.

A seguir, veja que fatores são esses:

• obesidade;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • pessoas que tenham mais de 40 anos;
  • histórico de AVC (acidente vascular cerebral);
  • uso de anestesia geral ou peridural;
  • portadores do tipo sanguíneo A;
  • uso de hormônios, como pílulas anticoncepcionais;
  • problemas circulatórios (varizes);
  • doenças cardíacas.

Logo, se você faz parte do grupo de risco, também deve se submeter a todos os exames que o cirurgião vai pedir antes do procedimento. Eles mostrarão se a sua saúde está em dia.

Leia mais: A importância dos exames pré-operatórios para o sucesso da cirurgia

Sintomas da doença

Muitas vezes, a trombose não apresenta sintomas.  Porém, existem alguns sinais que ajudam o paciente a identificar a doença em alguns casos.

E isso é muito importante, porque a partir desses indícios, ele pode buscar auxílio médico imediato.

Assim, é possível evitar a piora do quadro.

Agora, confira os sintomas que indicam uma trombose:

• aumento da temperatura da perna;
  • dor;
  • inchaço na perna;
  • perna rígida;
  • tosse com sangue;
  • respiração curta e acelerada
  • dores incomuns no peito e nas costas.

Como prevenir a trombose após cirurgia plástica

Saiba que, apesar de ser um problema relacionado a vários fatores de risco, a trombose após cirurgia plástica pode ser prevenida.

Existem alguns hábitos que diminuem as chances de você ter a doença enquanto se recupera de uma intervenção cirúrgica.

Confira!

Use meia elástica de compressão

A meia elástica pós-operatória, chamada “meia anti-trombo” estimula o retorno sanguíneo dos membros inferiores de volta ao coração mesmo quando o paciente em repouso.

Desse modo, ajudam a impedir a formação de coágulos.

O uso das meias de compressão ainda pode ser feito até que o paciente volte a se movimentar normalmente.

Eleve as pernas para não ter trombose após cirurgia plástica

Além disso, para prevenir a trombose no pós-cirúrgico, eleve as pernas.

Afinal, esta é uma prática que facilita o processo de retorno do sangue para o coração, evitando que ele se acumule nas pernas.

Movimentar os pés e as pernas algumas vezes por dia também pode ser muito benéfico.

Entretanto, esses movimentos vão depender da cirurgia e dos cuidados que ela exige.

Portanto, só faça os movimentos que o médico recomendar.

Pare de fumar

Para reduzir os riscos de trombose, assim como de outros problemas, é preciso interromper o uso do cigarro pelo um mês antes da cirurgia.
Além disso, o paciente não deve voltar a fumar após o procedimento.

Isso porque as substâncias presentes no cigarro podem causar lesões na parede das veias e artérias, contribuindo para a formação de coágulos.

Caminhe quando for possível

Algumas cirurgias pedem absoluto repouso.

Mas, assim que o corte estiver bem fechado e o paciente não estiver sentindo mais dor, ele poderá  fazer pequenas caminhadas para estimular a circulação.

Medicamentos anticoagulantes

Os remédios anticoagulantes também ajudam a evitar a formação de trombos, pois, facilitam a circulação do sangue.
Mas, este tipo de medicamento é , sobretudo, para  casos em que a recuperação é muito longa ou cem que as cirurgias são mais complexas.

Massageie as pernas para evitar a trombose após cirurgia plástica

A massagem também é uma técnica que pode evitar a ocorrência de trombose, pois, ela estimula o retorno venoso.

A drenagem linfática, por exemplo, costuma ser muito indicada por alguns profissionais depois da cirurgia plástica.

No entanto, este tipo de massagem não é indicado para pessoas que possuem algum risco de desenvolvera doença.

Concluindo, embora a trombose e a embolia pulmonar sejam bastante perigosas para os pacientes que passaram por cirurgias, esses são problemas que podem ser evitados.

Para que isso aconteça, o mais importante é que o paciente tire todas as dúvidas com o seu cirurgião, e que, juntos, eles conversem sobre a melhor maneira de prevenir essas complicações.

Se você está em busca de um bom cirurgião para esclarecer suas dúvidas, não deixe de conversar com o Dr. Frederico Vasconcelos.

Agende já sua avaliação