Tudo que precisa saber sobre cirurgia plástica
Conheça de uma vez por todas tudo que você precisa saber sobre a cirurgia plástica e as diversas técnicas que já existem hoje em dia
A cirurgia plástica nada mais é do que um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reconstruir alguma parte do corpo. Para isso, o cirurgião pode usar técnicas de reparar ou ajustar determinados tecidos ou fazer a colocação de próteses, por exemplo.
Nesse contexto, existe também mais de um tipo de cirurgia plástica: confira a seguir!
Cirurgia plástica reparadora versus cirurgia plástica estética
De forma geral, tudo que você precisa saber é que o objetivo final das duas é o mesmo, reconstruir determinada área do corpo que não está como o paciente desejaria. No entanto, esse desejo pela intervenção cirúrgica vem de situações diferentes.
Primeiramente, a cirurgia plástica puramente estética vem do incômodo com alguma área do corpo que faz o paciente desejar mudar a aparência. Alguns exemplos são:
- Contorno corporal: abdominoplastia e lipoaspiração;
- Procedimentos faciais: blefaroplastia, rinoplastia, bichectomia;
- Mamoplastia;
- Otoplastia, entre outros procedimentos.
Em relação a tudo que você precisa saber sobre a cirurgia plástica reparadora, o principal é que esse tipo é feito quando há alguma condição de nascimento ou algum acidente grave com o paciente, que traz a necessidade da intervenção cirúrgica para reconstruir alguma parte do corpo. Neste contexto, alguns exemplos desse tipo são:
- Reconstrução mamária após mastectomia total em pacientes que tiveram câncer;
- Plástica para manejo de queimaduras graves;
- Reconstrução de fenda palatina, entre outros.
Independentemente do tipo da intervenção cirúrgica (estética ou reparadora), o objetivo acaba se tornando o mesmo: melhorar a qualidade de vida dos pacientes e trazer mais autoestima e bem estar físico e emocional.
Motivos para você NÃO fazer uma cirurgia plástica!
Uma das coisas que está entre tudo que você precisa saber sobre uma cirurgia plástica é quando fazer e quando não fazer esse procedimento! Afinal, essa dúvida costuma ser central entre os pacientes.
A intervenção cirúrgica muitas vezes é a solução que vai salvar a qualidade de vida do paciente. Isso porque a insatisfação corporal e a baixa autoestima afetam diversas áreas da vida, desde as relações familiares, até a escolha da profissão, por exemplo.
No entanto, como em qualquer operação, existem alguns riscos. Assim, a calma e a decisão cojunta com o médico é fundamental para auxiliar na escolha do procedimento.
Por isso, você não deve fazer uma cirurgia plástica se você:
- não tiver um incômodo importante com nenhuma área do seu corpo;
- não estiver ciente dos riscos e das complicações associados a cada técnica;
- não tiver segurança no médico que você escolheu;
- possuir fortes contraindicações de saúde para fazer qualquer procedimento cirúrgico;
Por outro lado, você deve fazer uma cirurgia plástica se você:
- possuir alguma insatisfação corporal que não pode ser mudada sem intervenção cirúrgica;
- estiver ciente dos resultados que podem ser obtidos;
- tirar todas as suas dúvidas com o médico escolhido e tiver confiança nesse profissional;
- seguir todos os cuidados pré e pós-operatórios!
Técnicas mais procuradas no Brasil
O Brasil é um dos países que mais faz cirurgias plásticas no mundo e as técnicas mais populares sãoaquelas que visam a melhoria do contorno corporal. Por exemplo, podemos citar a lipoaspiração e a abdominoplastia.
Tudo que você não pode deixar de saber sobre a cirurgia plástica!
Além disso, outras informações que estão entre tudo que você precisa saber sobre a cirurgia plástica estão relacionadas com o local e onde você estará mais seguro fazendo o procedimento. Confira mais detalhes sobre esse assunto a seguir.
Clínica ou hospital?
O campo das cirurgias plásticas é muito amplo e, por isso, a resposta para essa pergunta é: os dois!
Alguns procedimentos pequenos podem ser feitos em clínicas, como é o caso da otoplastia. No entanto, algumas intervenções cirúrgicas são de alta complexidade e devem ser realizadas no hospital, como a abdominoplastia. Nesse ambiente é possível manejar melhor qualquer possível complicação que venha a ocorrer.
Tudo que precisa saber: Cirurgia plástica é com o cirurgião plástico!
O último ponto fundamental de tudo que você precisa saber sobre a cirurgia plástica é sobre o profissional ideal: o cirurgião plástico!
Além da formação como médico generalista, o cirurgião plástico precisa passar por mais dois processos antes de se tornar especialista: a residência de cirurgia geral e, posteriormente, a residência da cirurgia plástica.
Ou seja, essas etapas são fundamentais para fornecer capacitação e experiência para que esse profissional tenha excelência nos seus atendimentos e no cuidado com o paciente.
Assim, busque um profissional de referência sempre, afinal, sua saúde deve sempre estar em primeiro lugar!
Entre em contato e saiba mais sobre tudo que precisa saber sobre cirurgia plástica!