Mamoplastia de aumento: a incisão
A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres.
Mas, com certeza, você espera alcançar esse resultado sem uma cicatriz que estrague tudo, não é mesmo?
Por isso é comum surgir várias dúvidas em relação ao procedimento cirúrgico.
Entre os questionamentos mais comuns estão à escolha pelo tipo de prótese de mama, se será colocada por cima ou por baixo do músculo e, é claro, como ficará a cicatrização.
No entanto, muitas mulheres acreditam que colocar silicone pela aréola é a melhor maneira para deixar a cicatriz quase que imperceptível. Mas será mesmo que essa é a melhor opção?
Confira a seguir as diferenças entre as técnicas de colocar silicone pela aréola, pela axila ou inframamária.
Tipos de incisões
A localização das incisões é uma das maiores preocupações dos pacientes que desejam a mamoplastia de aumento. Isto é bastante compreensível, já que o aspecto das mamas é uma parte fundamental da identidade feminina.
O implante pode ser inserido basicamente através de três vias de acesso:
- por uma pequena incisão no sulco abaixo das mamas;
- na junção entre a aréola e a pele da mama;
- ou na axila.
Cada uma destas tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser discutidas amplamente.
A escolha final dependerá da sua preferência, do formato das suas mamas, e da recomendação do cirurgião.
Incisão no sulco inframamário
Esta incisão é a abordagem mundialmente mais realizada e proporciona o máximo de acesso para dissecção precisa e colocação de um implante mamário.
Vantagens: estar próxima a região onde será colocado o implante, não havendo necessidade da criação de túneis de acesso à loja mamária.
Outro ponto positivo é que, esta técnica agride muito pouco o tecido mamário (ou a arquitetura mamária), porque a mama é simplesmente levantada para o implante poder ser colocado por debaixo dela.
Desta maneira não altera a arquitetura funcional das mamas, não interferindo em uma futura amamentação.
Desvantagem: a cicatriz fica localizada na região inferior da mama. Porém, é uma cicatriz pequena, com cerca de 3 a 4 cm de tamanho, que com o bojo mamário, ficará escondida próxima ao sulco mamário.
Incisão periareolar
Preferida por muitos cirurgiões, a incisão periareolar é posicionada exatamente na interface entre a aréola e a pele da mama.
Vantagens: as cicatrizes ficam muito imperceptíveis, principalmente em mulheres com pouca pigmentação areolar.
Da mesma maneira que a técnica pela incisão inframamária, nesta técnica abre-se o espaço somente necessário para caber à prótese, não havendo risco de deslocamentos do implante posteriormente.
Desvangens: há uma maior incidência de contratura capsular com esta técnica e pode causar, em algumas pacientes, problemas com a amamentação.
Outra desvantagem é que, esta é uma técnica com maior incidência de perda da sensibilidade da aréola e do mamilo. Isto acontece porque, ao cortamos ao redor da aréola, cortamos ramos terminais dos nervos desta região.
Na maioria das pessoas, estes nervos voltam a crescer e restabelecem a sensibilidade, porém em algumas pacientes, este retorno pode ser incompleto.
Incisão axilar
Este tipo de incisão é feita na dobra natural da axila, sendo assim disfarçada à medida que o tempo vai passando e a cicatriz vai normalizando.
Vantagem: Esta abordagem permite a colocação de implantes sem cicatrizes visíveis nos seios.
Desvantagens: Esta técnica tem a maior incidência de assimetria da posição do implante e do sulco mamário.
Tem um índice um pouco maior na taxa de infecção.
Afinal, qual cicatriz de silicone fica melhor?
Como você viu cada tipo de corte tem suas vantagens e desvantagens. E somente o especialista poderá dizer se o silicone pela aréola, axila ou embaixo da mama é o ideal para você.
Todo cirurgião plástico experiente irá expor a melhor técnica para cada paciente, levando em consideração o seu biotipo, o volume e a forma de prótese a ser colocada.
Lembre-se: vale sempre a pena escolher o seu cirurgião com calma, pois ele será o responsável pelo sucesso da sua cirurgia.
Quer conversar com um cirurgião plástico especialista e entender mais sobre a cirurgia de mamoplastia de aumento? Ligue agora para os números 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665 e marque uma consulta conosco.