Cirurgia plástica para adolescentes: quando é apropriada?
A cirurgia plástica alcançou um papel importante nestes tempos modernos, em que beleza é confundida com perfeição e a imagem correta promove não apenas o aumento da autoestima, mas a inserção do indivíduo na sociedade.
A popularização desses procedimentos cirúrgicos atraiu um novo público. Uma parcela da população com amplo acesso à informação, grande poder de consumo e capacidade de decisão: os adolescentes.
Mas, quando a resposta deve ser “sim” à cirurgia plástica para adolescentes? Será que os adolescentes podem fazer cirurgias plásticas?
Por que os adolescentes olham para a cirurgia plástica e quais são algumas coisas que devem considerar ao fazer essa escolha? Falaremos sobre esse assunto abaixo!
Por que os adolescentes querem cirurgia plástica?
A cirurgia plástica para adolescentes pode ocorrer por uma variedade de razões:
- Os jovens podem ser cruéis: querendo ou não, adolescentes podem causar sofrimento emocional significativo com suas palavras. Comentários sobre aparência visual podem levar um adolescente a procurar soluções cirúrgicas.
- Baixa autoestima: A maioria dos procedimentos de cirurgia plástica para adolescentes é para melhorar a aparência ou aumentar a autoestima, ou ambos ao mesmo tempo.
- Eles querem se encaixar: os adolescentes muitas vezes querem se encaixar – em vez de se destacar. Os adolescentes querem ser aceitos por seus colegas, o que geralmente envolve conformação. No entanto, é importante ajudar os adolescentes a entender que eles devem escolher esses procedimentos para si mesmos, não para qualquer outra pessoa.
Cirurgias plásticas comuns entre adolescentes
Certos procedimentos são normalmente considerados inadequados para adolescentes, como aumento dos seios, lipoaspiração e implantes nas bochechas. Outros, no entanto, podem ser medicamente benéficos.
Procedimentos comuns realizados em adolescentes incluem:
Rinoplastia
O nariz é um dos elementos mais importantes para ter um rosto bonito. Muitas vezes, esta zona pode não ser proporcional ao resto do rosto e influenciar até a capacidade respiratória.
Aumento de queixo
Esta é uma reformulação do queixo que pode ser feito durante a adolescência.
Correção da assimetria da mama
Isto é frequentemente realizado quando uma mama é diferente da outra em seu tamanho ou forma.
Redução de mama
As reduções de mama podem ser realizadas em meninas de até 15 anos que têm vergonha de seios grandes ou que sofrem de dor no ombro, dor nas costas ou dificuldade para respirar devido ao tamanho de seus seios.
Ginecomastia
Este é um procedimento usado para tratar o desenvolvimento excessivo de mama em adolescentes do sexo masculino. Essa condição geralmente desaparece sozinha, mas a ginecomastia pode ser realizada em casos graves.
O que o adolescente deve considerar primeiro?
Para os adolescentes que consideram a cirurgia plástica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda as seguintes diretrizes:
- O adolescente deve ter metas e expectativas realistas para o procedimento.
- O cirurgião plástico deve ser experiente e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- A cirurgia deve ser realizada em uma instalação credenciada com a capacidade de gerenciar complicações raras, se ocorrerem.
- A cirurgia deve ser feita sob uma política de consentimento total e informado, o que significa que a política é aceita pelo paciente e pelos pais ou responsável do adolescente.
Expectativas adequadas
As expectativas sobre cirurgia plástica para adolescentes são muito importantes. Veja algumas informações que o adolescente deve ter em mente:
- A cirurgia plástica não resolverá todos os seus problemas nem fará de você uma pessoa diferente.
- A cirurgia plástica não fará com que os outros gostem de você ou o tornem popular na escola.
- Aparências podem influenciar partes de sua vida, mas elas significam muito. Concentre-se em outros fatores da vida que também importam.
- Esteja ciente de quaisquer complicações e riscos de cirurgia (seu cirurgião pode detalhar isso).
- Seus verdadeiros amigos não vão julgar você pela sua aparência.
- Pesquise todas as suas opções – você pode achar que não precisa de cirurgia plástica na adolescência para encontrar as soluções que deseja para mudar sua aparência.
Por último, se o seu filho está pensando em fazer uma cirurgia plástica na adolescência, converse com o nosso cirurgião plástico. Ele ajudará você a tomar as melhores decisões. Clique aqui para marcar sua consulta ou ligue agora para 31 3213-0374 | 98955-5665 | 98766-5665