Ginecomastia: redução de mama masculina
A ginecomastia, ou o superdesenvolvimento dos seios masculinos, é uma condição que afeta mais homens do que as pessoas imaginam.
O aumento da mama masculina é comum durante a adolescência devido aos efeitos dos hormônios. Nesta fase da vida, o tratamento geralmente não é necessário, já que a plenitude da mama normalmente se resolverá espontaneamente após um ano ou dois.
Porém, mais tarde, a ginecomastia tende a ser permanente e pode levar a graves problemas de autoestima e confiança. Nestes casos, a cirurgia é geralmente a única opção para resolver o problema.
Neste artigo, abordaremos quem é um bom candidato à ginecomastia, bem como os seus possíveis procedimentos. Continue lendo para saber mais!
Consulta de ginecomastia
Durante sua consulta com o cirurgião plástico, você discutirá suas preocupações sobre o contorno do tórax e analisará suas opções para a cirurgia de redução de mama masculina.
Dependendo da gravidade da sua condição, o cirurgião pode recomendar diferentes abordagens à cirurgia para obter os melhores resultados usando as técnicas mais minimamente invasivas possíveis.
Você terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta que possa ter sobre seu procedimento e também aprenderá mais sobre o processo de cirurgia e recuperação.
Candidatos à ginecomastia
Os melhores candidatos para a ginecomastia são homens adultos saudáveis que têm seios aumentados que persistiram ao longo do tempo e causam problemas de constrangimento, vergonha e autoestima.
Homens que fumam são encorajados a desistir antes da cirurgia, e qualquer um considerando a cirurgia de mama masculina deve ter expectativas realistas sobre os resultados do procedimento.
Para manter os resultados, os pacientes precisarão evitar medicamentos ou substâncias que possam desencadear o crescimento da mama e manter seu peso estável após a cirurgia.
Procedimento de ginecomastia
A cirurgia de ginecomastia é realizada sob anestesia geral em nível ambulatorial.
O procedimento geralmente leva cerca de uma hora ou duas para ser concluído, dependendo da quantidade de tecido a ser removido.
Para muitos homens, a lipoaspiração do tórax é tudo o que é necessário para produzir bons resultados, e isso é feito através de pequenas incisões.
Se o tecido mamário precisar ser retirado, uma pequena incisão semicircular será necessária na aréola (pele ao redor do mamilo) para que o tecido mamário possa ser removido enquanto deixa a menor cicatriz possível.
Se o excesso de pele precisar ser removido e apertado também, isso será realizado através de incisões adicionais antes de serem fechadas.
Recuperação de ginecomastia
O tempo de recuperação é rápido, com retorno às atividades em torno de uma semana. Durante este tempo, os pacientes vão querer ter calma, e devem evitar atividades extenuantes para facilitar a cicatrização e prevenir complicações.
Durante as primeiras semanas, um colete de compressão será usado para ajudar a pele a retrair e evitar a acumulação de fluido. Inchaço substancial e alguns hematomas são esperados durante este tempo, e qualquer dor pode ser controlada com medicação prescrita.
Contusões e inchaços serão resolvidos gradualmente até que os resultados finais possam ser vistos ao longo dos meses após a cirurgia. Os resultados finais devem ser aparentes até 6 meses após a operação.
Atenção com tratamentos inadequados
Muito cuidado com a automedicação! Usar testosterona sem receita médica ao invés de melhorar a aparência das mamas pode piorar o quadro ainda mais. Inclusive, uma causa cada vez mais frequente de ginecomastia é a utilização de anabolizantes em academias.
E lembre-se, cirurgia plástica é com cirurgião plástico membro da SBCP
(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)
Então, agora que você já sabe o que é ginecomastia e quais são os possíveis tratamentos, entre em contato conosco e marque a sua consulta para uma avaliação!
Leia também: