Implantes de mama são seguros?

O verão está chegando e com ele vem àquela vontade de fazer algum procedimento estético e ficar com a autoestima lá em cima, não é mesmo?

Uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres é a mamoplastia de aumento, ou seja, colocação de implante de mamas. Mas aí surgem várias dúvidas. É seguro?

Bom, toda cirurgia tem risco, mas vamos ver quais são seus riscos e como você pode evitá-los, ter uma cirurgia de aumento de mama bem-sucedida e se sentir bem novamente.

Os implantes mamários são seguros?

Pacientes que consideram um aumento de mama provavelmente têm três principais preocupações:

• ruptura,
  • contratura capsular e
  • câncer.

Todos estes potenciais efeitos colaterais negativos do aumento do peito ocorrem; no entanto, todos ocorrem raramente.

No caso de ruptura: a ruptura da solução salina pode ser inofensiva, embora inconveniente, exigindo um procedimento corretivo.

Um implante de silicone rompido também apresenta um risco pouco conhecido, e o silicone normalmente não sai do bolso do peito, limitando ainda mais o potencial de danos.

A contratura capsular: ocorre raramente, e o risco dessa ocorrência pode ser ainda mais minimizado se o cirurgião plástico certificado tomar as devidas precauções durante o procedimento.

O risco mais assustador é de longe o mais raro, o do linfoma anaplásico de grandes células, um tipo de câncer. Ou seja, aumento de mama tem riscos, mas eles são muito pequenos.

Como posso garantir que terei uma cirurgia segura?

Você pode garantir que você terá uma cirurgia segura, escolhendo um cirurgião plástico certificado e com uma vasta experiência na realização de implantes de mama.

Um cirurgião experiente pode aumentar significativamente suas chances de ter uma primeira cirurgia bem-sucedida e duradoura, diminuindo substancialmente seus riscos de erros e circunstâncias inesperadas.

Um bom cirurgião também pode ajudar a aumentar a sua satisfação e atenuar a necessidade de cirurgias adicionais, garantindo que você selecione os implantes que melhor irão melhorar sua aparência e também ter o procedimento que mais se alinha com seus objetivos desejados.

Os implantes mamários são seguros em longo prazo?

Um implante de mama realizado com segurança e sucesso, em média, fornece dez anos de resultados de qualidade e, em alguns casos, pode durar muito mais tempo.

No entanto, até mesmo uma cirurgia bem sucedida exigirá uma cirurgia de acompanhamento em algum momento no futuro; isso ocorre porque o corpo de uma mulher continuará a mudar à medida que ela envelhece e as atividades e a gravidade continuarão afetando a forma, o volume e o tônus ​​de seus seios.

As mulheres não precisam evitar uma cirurgia de aumento de mama por causa da necessidade futura de uma cirurgia de revisão. Mas conhecer seus riscos – e como minimizá-los, selecionando o cirurgião certo – é essencial.

Contraindicações

Não menos importante, mas, também precisamos falar das razões físicas que vão de encontro à cirurgia de implante de mama.

Doenças que podem barrar a ideia de aumentar as mamas (ou, no mínimo, fazer refletir sobre os prós e contras):

• infecções agudas;
  • má cicatrização de feridas;
  • distúrbios de coagulação do sangue;
  • doenças autoimunes;
  • ​fornecimento de sangue pobre para o tecido mamário.

A avaliação precisa ser feita de forma muito individualizada. Sempre devemos refletir sobre os prós e contras de cada cirurgia, especialmente, quando a paciente apresentar doenças associadas.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o implante de silicone nas mamas, agende agora uma consulta conosco!