Síndrome ASIA (doença do silicone): o que é isso?

silicone_1
Imagem: Freepik

Doença do silicone é o nome popular da Síndrome Asia ou ainda Síndrome de Shoenfeld. Esse é um problema que preocupa muito as mulheres que têm implante de silicone nos seios.

A princípio porque a prótese mamária seria a causadora da doença.  E por esse motivo, muitas mulheres estariam buscando pelo explante do silicone.

Se você nunca ouviu falar da Síndrome ASIA, ou até já ouviu, mas tem dúvidas, não deixe de acompanhar este post.

O que é a Síndrome ASIA?

Antes de tudo, a Síndrome ASIA é considerada rara e trata-se de uma síndrome autoumune. Ou seja, é provocada pelo mau funcionamento do sistema imunológico, que leva o organismo a atacar as suas próprias células saudáveis.

O nome Síndrome ASIA é a sigla em inglês para o termo Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA). Embora tenha sido descrita inicialmente em 1998, a doença passou a ser mais conhecida em 2011 e está cercada por mitos e verdades. Contudo, é tão rara que não há muitas estatísticas sobre ela.

A Síndrome ASIA e a alergia à prótese de silicone

É comum as mulheres pensarem que a prótese de silicone pode provocar alergia. Porém, isso não acontece.  O que pode haver é uma reação imunológica caracterizada pela rejeição.

Em outras palavras, a Síndrome ASIA não é uma manifestação alérgica ao implante e sim uma reação imunológica do corpo.

De acordo com evidências científicas, a causa da doença é genética e somente as pessoas que possuem determinados códigos genéticos desenvolvem a doença.

Desse modo, quando essas pessoas entram em contato com certos componentes ou substâncias, o antígeno que tinha a predisposição de manifestar o problema, começa a reagir e ataca o organismo delas.

Neste sentido, existem alguns fatores que podem ativar a Síndrome ASIA Confira a seguir!

Leitura recomendada: Redução de mama: com ou sem prótese?

Afinal, o que pode de fato causar a doença relacionada ao silicone?

À primeira vista, há vários fatores que podem ocasionar a Síndrome ASIA.

Os principais são:

• Vacina contra HPV;
  • Vacina contra Influenza H1N1;
  • Mineral Oil (óleo mineral)
  • Preenchimento com PMMA;
  • Silicone;
  • Hidrogel;
  • Alumínio (presente nos shampoos, maquiagens, desodorantes e tintura de cabelo);
  • Hormônios (esteroides anabolizantes).

Conforme você viu, são diversas as variantes ou adjuvantes que podem causar a chamada doença do silicone.  Neste caso, o silicone atua como um adjuvante.

Sintomas da Síndrome ASIA

Inicialmente, a Síndrome ASIA não é fácil de ser identificada. Isso porque ela apresenta sintomas parecidos com os de outras patologias, como a fibromialgia e a depressão, por exemplo.

Veja os sintomas relatados por pacientes com suspeita de Síndrome Asia:

• Fraqueza muscular;
  • Artralgia ou artrite;
  • Fadiga crônica, sono não repousante ou distúrbios do sono;
  • Manifestações neurológicas;
  • Alteração cognitiva, perda de memória;
  • Febre;
  • Boca seca;
  • Aparecimento de autoanticorpos dirigidos contra o adjuvante suspeito;
  • Outras manifestações clínicas, como por exemplo, a síndrome do cólon irritável;
  • Surgimento de uma doença autoimune, como esclerose múltipla ou esclerose sistêmica.

A falta de diagnóstico preciso leva muitas mulheres a acreditarem que sofrem da doença. Entretanto, vale alertar que apenas um profissional especializado é capaz de diagnosticar a síndrome.

Portanto, caso você tenha implante de silicone e esteja sentindo algum desses sintomas, procure um médico e conte sobre o seu caso para que ele possa fazer uma análise.

A Síndrome Asia causada por silicone é um erro médico?

Definitivamente não!

A Síndrome ASIA não é um erro do médico. Até mesmo porque não é possível ter conhecimento sobre uma síndrome autoimune até que ela se manifeste.  Assim, não há como prever ou evitar o problema.

Resumindo, o médico responsável pelo implante de silicone não tem culpa caso a paciente desenvolva a síndrome.

Afinal, não há testes que ele possa usar em larga escala para constatar se a pessoa tem ou não uma predisposição genética para ter a doença.

Leitura recomendada: Implantes de mama são seguros?

Então, que tem alguma doença autoimune pode colocar silicone nos seios?

Neste caso não. Caso a paciente já saiba que tem predisposição a desenvolver  a Síndrome Asia, ou possui uma suspeita, ela não deve colocar o silicone. Caso contrário, poderá desencadear a doença.

É provável que essas mulheres já tenham sofrido com a Síndrome Asia antes ao ter contato com alguma substância estranha.

Além disso, mulheres que tenham histórico da síndrome na família também devem evitar a prótese de mama. É que nesse caso, há um grande risco de desenvolver alguma reação negativa no corpo.

Por outro lado, se você colocou prótese de silicone e não sabe se tem uma doença autoimune, não precisa ter medo de apresentar a doença, pois ela é muito rara e depende exclusivamente do organismo de cada pessoa.

Portanto, nada de se desesperar e sair correndo para remover o silicone.

Para concluir, saiba que o procedimento para implante de silicone, embora não esteja isento de riscos, é um dos mais procurados atualmente. Além disso, é muito seguro, quando realizado por um profissional experiente e de confiança, como o Dr. Frederico Vasconcelos.

Veja por que escolher o Dr. Frederico Vasconcelos